sábado, abril 18, 2009

Viva o 26 de Abril


Ganha Salazar o concurso do Maior Português de Sempre e ganha estatuto de super estrela.
Os livros sobre o estadista batem recorde s de vendas e o sistema procura reagir ao sebastianismo que a figura originou.
Quem lida com o povo está já habituado á frase “ Fazia cá falta era o Salazar”, isto é uma pedra no sapato do sistema, que tenta reagir de imediato.
Um filme entre o erótico e o pornográfico, apresenta-nos Salazar com um mulherengo, um livro tenta ligá-lo à maçonaria, sabe-se lá agora o que vão revelar os documentos “perdidos”. Uma das Rosas do sistema qual abutre esfomeado já os ronda e sabemos como os comunistas são peritos em reinventar a historia.
Para o povo o antigo primeiro-ministro, ganha estatuto de salvador, porque não enriqueceu com a política, não se formou a um domingo e não era gay.
Salazar não vai aparecer numa manhã de nevoeiro, resta-nos aprender com os seus erros e virtudes, mas sobretudo é importante que conjuntamente se dê passos largos para o virar de uma nova pagina neste rectângulo à beira mar plantado, um sistema que junte o melhor do Estado Novo com as promessas de Abril.

3 comentários:

Ludovico Cardo disse...

Texto giro, se fosse meu, mudava a última parte:

(...)um sistema que TAMBÉM junte o melhor do Estado Novo com ALGUMAS promessas de Abril.

O meu blog foi feito para teorizar sobre o tal sistema. (neste momento em fase pré-embrionária)

Fica o convite.

Anónimo disse...

Bem pensado e melhor escrito. 1.000% d'acordo.
Maria

Humberto Nuno de Oliveira disse...

Viva.