sábado, dezembro 29, 2007

Começou a operação Emanuel


Às 15 e 20 horas da tarde desta uma sexta-feira com o arranque dos motores e a descolagem dos dois helicópteros Russos, começou o processo do salvamento da ex- congressista colombiana, Consolation González de Perdomo, Clara Rojas e do seu filho Emanuel, nascido entretanto no cativeiro.
Nos helicópteros viajarão os delegados do comité internacional da Cruz Vermelha, que quando chegarem a Villavicencio serão recebidos pelo alto-comissário para a paz Luis Carlos Restrepo.
“Os helicópteros vão cheios de esperança, fé”, disse o presidente de Venezuela, Hugo Chavez, uma vez que chegados a Villavicencio existe a forte possibilidade de os três sequestrados estarem muito brevemente junto dos seus familiares.
Tinha-se previsto inicialmente que comité humanitário viajaria até uma base avançada mas o presidente Chávez minutos antes de se iniciar a operação humanitária informou que se decidiram que esta comissão permaneceria no território da Venezuela até que as Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia (FARC) dessem as coordenadas do local onde seria possível encontrar Consolation González, Clara Rojas e seu filho Emanuel.
“É muito provável que este sábado os comissários saiam. Não é preciso que vão até Villavicencio para que as coordenadas lhes sejam comunicadas”, disse o Chefe de Estado Venezuelano, ao mesmo tempo que mencionava a possibilidade de no processo do salvamento das três pessoas sequestradas, ser necessário recorrer a operações terrestres.
O presidente Chávez também disse que tinham informação segura, que aviões americanos estariam fiscalizando a zona de salvamento e controlando as comunicações.
“Esperemos que estes “factores” não interferem na operação. Eu tenho a fé em que esta pode terminar de forma feliz”, assinalou o Presidente Venezuelano.


FONTE

Sem comentários: