quinta-feira, dezembro 13, 2007

Dom António Luís de Meneses



Dom António Luís de Meneses, primeiro marquês de Marialva e terceiro conde de Cantanhede, (13 de Dezembro de 1596 — 16 de Agosto de 1675) foi um fidalgo e militar português.

Foi um dos elementos mais activos para a Restauração da independência (1640), dela tomando parte desde a fase da conspiração até às negociações do tratado que encerrou a guerra com Castela.

Em 1641, participou na defesa da Beira, formando um terço de infantaria que comandou como Mestre-de-campo. No Alentejo tomou parte em quase todas as batalhas e escaramuças contra os castelhanos. Em 1644 tomou a vila de Valencia de Alcántara que se manteve portuguesa até 1688. Comandou as tropas portuguesas na batalha de Montes Claros e, juntamente com o conde de Schomberg, infligiu aos espanhóis uma pesada derrota, acabando praticamente com a guerra da Restauração.

Membro do Conselho de Estado e do Conselho de Guerra, Veador da Fazenda e Governador das Armas da Praça de Cascais, a partir de 1643 respondeu pelas obras de reforço da barra do rio Tejo.

Sem comentários: