terça-feira, dezembro 18, 2007

Mortágua, Santa Comba e Tábua ficam sem urgências nocturnas


Uma ambulância SIV (Suporte Imediato de Vida) vai substituir os SAP nocturnos nos centros de saúde dos três concelhos.

Pouco a pouco o partido xuxilista ajudado nalguns caos pelos xuxial “democratas”, vai fechando unidades de saúde. Tudo isto em nome da melhoria dos serviços.
Eles até podem enganar alguém, a medida pode até não prejudicar quem tem possibilidade de pagar a despesa numa clínica privada, mas com os Hospitais de Coimbra a rebentar pelas costuras (a espera chega a demorar doze horas) e com a manifesta falta de meios em caso de múltiplas urgências a nossa saúde, chegamos à conclusão que a saúde esta doente. Se os casos de partos em ambulâncias se repetem, vamos agora ser confrontados com mortes durante as viagens.
O governo fecha as urgências em zonas do interior e em zonas urbanas de média dimensão e não acrescenta nenhuma medida, para melhorar o atendimento e o funcionamento dos serviços de urgência dos grandes centros urbanos que já hoje não respondem às necessidades das populações.
O grande problema é que também na saúde, o governo se rege por critérios puramente economicistas. Ninguém coloca em causa a necessidade de fazer uma gestão melhor dos gastos com o Serviço Nacional de Saúde. O que está em causa é encontrar saídas, sem cuidar de garantir o acesso à saúde em condições dignas.
Não se pode começar a mudar pelo que é mais fácil, os encerramentos, quando se devia começar pelo que é mais preciso e inadiável: o reforço da rede de emergência hospitalar e a requalificação dos actuais hospitais e serviços, para agilizar e organizar urgências polivalentes.
Tenho em crer que a seguir esta política de que, pouca gente não vale uma unidade de saúde aberta qualquer dia recusa os serviços de saúde a famílias pequenas. Já estou a imaginar a triagem: «Pai, mãe e filho? Só? Não é preciso médico de família, há poucas probabilidades de precisarem de serviço médico. Só as famílias grandes é que precisam. Vivem atafulhadas, alimentam-se de pouco, tossem uns para cima dos outros. Médicos só para as famílias grandes!»
E que não adoeçam todos de uma vez que o Sótôr não se pode demorar que tem já gente à espera em casa e ganha muito mais.

2 comentários:

Anónimo disse...

A política de saúde deste governo é criminosa...

Nunca houve tanto desprezo pelos mais pobres e desfavorecidos.
Todos os Hospitais estão a rebentar pelas costuras com tempos de espera de horas e dias( sei de 1 caso de 3 dias em maca na urgência até morrer!)

Só o egoísmo atoz, a falta de qqer solidariedade é q leva as sondagens a dar este governo com + de 40%.

Nunca mais acaba a podridão socialista

Bernardo Kolbl disse...

Mais uns dias nem urgências nem nada!