quinta-feira, abril 20, 2006

MIRA


Mira é uma vila portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e subregião do Baixo Mondego, com cerca de 7 800 habitantes.
É sede de um município com 123,89 km² de área e 13 144 habitantes (2004), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vagos, a leste e a sul por Cantanhede e a oeste tem litoral no Oceano Atlântico.
Os indícios de vestígios antigos da vida humana no Concelho de Mira remontam a épocas antiquíssimas. Da época romana foram encontrados alguns materiais de construção, nomeadamente tegulae (telhas) e cerâmica doméstica. No periodo Muçulmano esta região terá sido palco de guerras entre cristãos e árabes quando estes dominaram Coimbra e zona envolvente. E a influência árabe foi nítida, tendo mesmo a região um dos maiores focos de moçarabismo de toda a península.
É a partir da última conquista de Coimbra aos árabes, em 1064, que melhor se conhece a História das terras de Mira. Terá sido o primeiro Governador de Coimbra, o moçarabe Sisnando que entregou as terras de Mira a Soleima Godinho, sendo a posse confirmada em Fevereiro de 1095, por D. Raimundo e D. Urraca, então Senhores de Portucale.
A partir da construção do mosteiro de Santa Cruz estas terras passaram para a sua posse sendo arroteadas, valorizadas e levando à criação de novos povoados. Em 1442 D. Pedro (Regente de Portugal e Duque de Coimbra) concede autonomia administrativa à Vila de Mira e diversos previlégios para fixar população e desenvolver o lugar.
D. Manuel I concede foral de Mira em 28 de Agosto de 1514, e dá a administração da Vila a Gonçalo Tavares, o primeiro senhor de Mira.

Sem comentários: