sexta-feira, abril 09, 2010

Tribunal Constitucional dá luz verde ao casamento homossexual


O antigo juiz Carlos Fraga diz, em entrevista à Renascença, que os magistrados judiciais são facilmente condicionados pelo poder político.

"Justiça é facilmente politizável", afirma Carlos Fraga
"Eu não sei dizer se a Justiça portuguesa está politizada, posso é dizer que é facilmente politizável", afirma.

O controlo é permitido pelo Estatuto dos Juízes, através do Conselho Superior da Magistratura (CSM), denuncia o juiz aposentado, que assina duas teses científicas sobre esta matéria.

Carlos Fraga dá o exemplo do que se passou com Rui Teixeira, o juiz de Instrução do processo Casa Pia, que viu a nota suspensa.

“O que se passou com esse juiz [Rui Teixeira], cuja classificação foi suspensa, trouxe à luz do dia uma coisa que acontece com frequência, que é o controlo dos avisos aos juízes e o controlo dos juízes através deste sistema administrativo. Não é um problema de órgão, é um problema de Estatuto”, refere.

“O Conselho Superior da Magistratura é o verdadeiro órgão político da magistratura, alerta do exercício da função judicial, mas capaz de influenciar esse exercício. Isto é escrito pelo actual presidente do Supremo e presidente do Conselho Superior da Magistratura”, sublinha Carlos Fraga.

Nestas declarações à Renascença, o antigo juiz, que foi punido pelo CSM, diz ainda que os juízes estão mais preocupados com a carreira do que com a Justiça e “não vão afrontar o sistema”, porque “têm medo” das consequências.

Sem comentários: