sexta-feira, agosto 31, 2007

Jogador checo suspeito de ter feito saudação nazi



A Federação Checa de Futebol iniciou uma investigação após o médio Pavel Horvath, do Sparta de Praga, ter alegadamente feito uma saudação nazi durante uma partida a contar para o campeonato, disputada no último sábado.

O jogador, que alinhou pelo Sporting na época 2000/2001, foi acusado de ter saudado os adeptos do Sparta com a sua mão direita levantada e esticada, segundos antes do final do jogo disputado contra o Viktoria Zizkov, em que a formação de Praga venceu por 4-1.
Fonte

O porta-voz da federação checa, Vit Pavlusek afirmou que a atitude de Horvath foi julgada como “anti-desportiva” segundo as investigações iniciais do comité disciplinar da federação. A investigação deverá ser concluída nos próximos dias, quando forem analisadas, segundo Pavlusek, as imagens recolhidas pela estação de televisão que transmitiu o encontro.

Após o escândalo provocado pela sua atitude, Horvath explicou ao diário Lidove Noviny que tudo não passa de “um grande erro”, concluíndo com “não sou um fascista”. Segundo o jogador, apoiado em todos os momentos pelo resto da equipa, apenas tentava acalmar os adeptos. Ainda não é claro qual poderá ser a sanção aplicada ao atleta.


No entanto, não é a primeira vez que o clube checo está na mira por atitudes deste género. Depois um grupo de adeptos do Sparta proferir cânticos racistas e anti-semitas durante uma partida contra o Arsenal para a Liga dos Campeões, o clube foi condenado publicamente pelo líder da comunidade judaica de Praga, Frantisek Banyai. Já em 2005, o Sparta foi forçado a jogar uma partida da Liga dos Campeões, também contra o Arsenal, com um terço do seu estádio encerrado, como castigo da UEFA pelo comportamento racista dos seus adeptos durante o jogo anterior da competição, contra o Ajax, no qual o Sparta perdeu por 2-0.
Fonte

Sem comentários: