segunda-feira, dezembro 10, 2007

Esgotos no rio


Os esgotos da vila do Lorvão estão a desaguar, sem tratamento, numa ribeira afluente do Mondego. E é deste rio, em Coimbra, que é captada água destinada a milhares de consumidores. Mas a Águas do Mondego garante que não há riscos para a saúde pública. Na ribeira, a água corre límpida até ao exacto ponto onde um tubo descarrega águas residuais, dejectos humanos e restos de alimentos.
A poluição das águas é um tipo de poluição causado pelo lançamento de esgotos residenciais ou industriais não tratados em cursos de água (rios, lagos ou mares) ou ainda pelo lançamento de fertilizantes agrícolas, em quantidade demasiada alta que o corpo da água não pode absorver naturalmente. A poluição altera as características da água enquanto a contaminação pode afectar a saúde do consumidor da água. Assim uma água pode estar poluída sem estar contaminada. Quando a quantidade de lixo é maior do que a quantidade de depuração da água, dizemos que a água está poluída.
A solução que deve ser tomada a fim de evitar esses transtornos é tratar o esgoto produzido antes de lançá-lo nos rios ou mares, diminuindo assim a matéria orgânica, as substâncias tóxicas e os agentes patogénicos.
Infelizmente o sistema assina protocolos e acordos, mas na prática, tarda em ter unidades de tratamento em quantidade e qualidade suficientes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Por paradoxal que pareça, um dos grandes culpados da actual poluição de rios e ribeiras fora das grandes cidades é o chamado «saneamento básico».

Na verdade, quando as casas nas aldeias tinham fossa séptica (embora muitas nem sequer casa de banho tinham, mas então o problema não se punha), as águas sujas eram aí logo tratadas, servindo depois para a rega.

O dito «saneamento» visou apenas inutilizar as fossas sépticas para canalizar esgotos para gigantescas fossas pomposamente chamadas de ETARs, com todos os problemas que tal disparate acarreta. A pagar, pois claro.

Depois, há a incúria própria da plutocracia do lucro a agravar as coisas.

É claro que os esgotos industriais necessitariam de tratamento sem ser por fossa, mas para isso deveriam ser instaladas nas próprias unidades sistemas PRÓPRIOS de descontaminação.

Tal prática também evitaria muitos acidentes rodoviários devidos aos tampões de esgoto colocados criminosamente no piso de rodagem de ruas e estradas, e frequentemente desnivelados ou sem tampa...