domingo, junho 29, 2008

Coimbra Nacional


Ser um militante é estar inserido numa organização política, submetido a uma linha de comando e envolvido por uma atmosfera de camaradagem e cumplicidade com os membros da mesma organização.
Ser militante significa apenas defender, com coragem, as nossas posições, ainda que elas nos possam criar embaraços junto a patrões ou colegas. O não militante está sempre disposto a abdicar das suas posições para não perder o emprego, para conseguir clientes, para ser aceito em um grupo do qual possa extrair vantagens. O não militante tem uma ética muito particular: busca estar de bem com a maioria e, especialmente, com os que detêm o poder. Talvez seja mais fácil não ter posição, submeter-se ao poder, fingir que nada vê e nada ouve. Mas essa postura encerra uma armadilha perigosa. Quem perde a dignidade, não serve para coisa alguma. No fundo, os empresários pouco escrupulosos, os poderosos, os patrões autoritários, os políticos do sistema temem mais os que militam. Por isso, empenham-se tanto em destruí-los. O não militante é como um outdoor velho, perdido na paisagem. Ninguém lhe liga, embora ocupe espaço. É apenas um nome a mais na folha de pagamento. Um dia, pela sua absoluta inutilidade, será deitado no lixo. Militantes não são fáceis de substituir, mas gente sem coragem e sem carácter encontram-se em qualquer esquina.
Os tempos são de luta por isso, temos de deitar mãos ao trabalho. Temos de reforçar as acções de activismo, com vista a estarmos presentes em tudo o que diz respeito á região a fim de divulgarmos o nosso pensamento e linha politica.
Numa primeira fase temos entrado em contacto com todos os camaradas via email, no entanto todos aqueles que por lapso ou por meu desconhecimento ainda não foram contactados podem sempre faze-lo através do email (coimbra-nacional@hotmail.com).
Dentro em breve começaremos a fazer convocatórias para reuniões.
Se vives no Distrito de Coimbra e não estas agarrado ao sofá junta-te a nós.

Sem comentários: