quinta-feira, junho 17, 2010

Escolas a fechar ensino a piorar


O possível encerramento de três escolas básicas no concelho de Arganil, nomeadamente em Folques, Pomares e Secarias, merece o nosso protesto.

Na Educação, a mentalidade economicista não pode sobrepor-se às necessidades de Portugal. É preciso denunciar, pois, o fecho de escolas pelo “crime” de terem menos de 20 alunos.

Por que razões têm os alunos e suas famílias de responder pelas políticas desastrosas que conduziram à desertificação do interior e à quebra assustadora do crescimento demográfico?

O fecho de centenas de escolas (assim como o encerramento de serviços de saúde) configura um grave crime contra o interior. Em nome de errados critérios economicistas, dificulta-se a vida a quem ainda vive no interior cada vez mais desertificado e faz-se um convite a que os casais jovens abandonem as suas terras ou não queiram ter filhos.

Não são estas as minhas prioridades. As verbas torradas em Magalhães e outras fantasias serviriam perfeitamente para viabilizar as escolas condenadas.

Comigo, esta medida não passaria. Quero combater a desertificação do interior, favorecer o incremento da natalidade e lutar pela qualidade de vida e de ensino dos alunos.

Sem comentários: