segunda-feira, junho 26, 2006

Arqueologia: Associação anuncia 200 novas descobertas de arte rupestre

A Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica apresentou hoje em S. Martinho do Bispo, Coimbra, mais de 200 locais inéditos de arte rupestre Pós Glaciária, descobertos na sequência de um estudo efectuado nos rios Ceira e Alva.

"Trata-se de uma das maiores e mais ricas concentrações de arte rupestre da península ibérica, que corresponde a mais de 20 por cento da arte rupestre portuguesa", disse à agência Lusa o arqueólogo responsável pelo estudo, Nuno Miguel Ribeiro.

Os 200 locais inventariados distribuem-se pelos concelhos de Arganil, Pampilhosa da Serra, Góis, Seia, Covilhã e Castanheira de Pêra.

Segundo Nuno Ribeiro, "são sítios de grande riqueza patrimonial e interesse cultural, que devidamente valorizados poderiam ser uma mais-valia para a economia da região".

Estes locais foram descobertos no âmbito do "Estudo das Manifestações de Arte Rupestre dos Rios Ceira e Alva", iniciado em 2003 pela Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica.

A associação já tinha realizado em 1988 um projecto no concelho de Góis para inventariação do património na área do Rio Ceira e em 1999 um estudo arqueológico daquela zona.
FONTE

Sem comentários: