segunda-feira, junho 05, 2006

CRISE, QUE CRISE?

Subsídios para deslocação de deputados
Deputados gastam mais para ir a casa

Os 230 deputados vão receber este ano mais de 3,5 milhões de euros para se deslocarem da sua residência ao Parlamento.

Esta verba representa um aumento de 27,4% em relação a 2005, já que no ano passado os gastos com o subsídio de transporte dos parlamentares atingiram quase 2,8 milhões de euros, noticia o «Correio da Manhã».

O primeiro orçamento suplementar da Assembleia da República, aprovado em 2 de Fevereiro, já tinha inscrita uma verba de 3,35 milhões de euros, mas, na passada quinta-feira, os deputados, na sequência da aprovação do segundo orçamento suplementar do Parlamento, aumentaram aquela verba para 3,54 milhões de euros.

Entre 1 Janeiro e 31 de Maio deste ano, a Assembleia da República, segundo dados oficiais, já gastou mais de 1,5 milhões de euros em despesas com o subsídio de transporte. Ou seja, cerca de 56% da verba total de 3,54 milhões de euros prevista para 2006.

Se a esta verba se somar o valor das ajudas de custo, num montante de 2,5 milhões, destinados a pagar a presença dos parlamentares nos plenários, comissões e viagens aos círculos eleitorais, o Parlamento irá gastar este ano mais de seis milhões de euros para que os deputados compareçam no Parlamento.

Citação:
Em nove meses PS troca um terço de deputados eleitos
Parlamento é maior bolsa de emprego do Estado

Em nove meses a Assembleia da República (AR) registou a saída de 43 deputados, a maior parte do PS. Estes números revelam que cerca de um terço dos deputados eleitos pelo PS já não se encontram na AR.
E isto apenas durante o decurso do primeiro ano legislativo, o que revela mais uma vez, que as listas do partido vencedor acabam por ser, depois de eleitas, completamente alteradas, noticia o «Diário Económico».

Citação:
Só 37 dos 732 eurodeputados pagam o valor real das viagens de avião
Eurodeputados portugueses arrecadam «subsídio extra»


A maioria dos eurodeputados continua a pagar uma tarifa low-cost por um bilhete de avião e a receber do Parlamento Europeu o equivalente a um bilhete em turística.

Poucos devolvem a diferença, entre os quais os portugueses, que continuam a encarar este extra como uma compensação pelos salários inferiores.

No caso dos portugueses, segundo informa o «Semanário Económico», os 24 eurodeputados nacionais continuam, em regra, a receber o «subsídio extra» e irão manter o sistema pelo menos até 2009, quando entrar em vigor o novo estatuto dos eurodeputados.

Nessa altura, todos os eurodeputados vão receber um salário único de 7 mil euros e passam a receber subsídio de viagem contra recibo.

Hoje, os eurodeputados recebem o salário dos seus colegas nacionais 3449 euros, valores de 2005, e têm direito a um quadro vasto e generoso de subsídios e regalias. Por exemplo, os legisladores europeus têm direito a 60 sessões por ano de massagens médicas, banhos de lama e hidroterapia, tal como 30 sessões de acupunctura.

Ainda assim, os eurodeputados portugueses defendem que o «subsídio extra» serve para compensar as diferenças salariais, que variam de país para país, entre colegas do hemiciclo.


Créditos

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando o Vitória de Setúbal deixou de pagar aos seus jogadores, eles começaram a jogar melhor. Se eu não pagar os meus impostos, será que o estado Trabalha melhor????