quarta-feira, fevereiro 17, 2010

TÁBUA - Utentes vão fazer vigília contra fecho das urgências


Movimento de Utentes do Centro de Saúde de Tábua promove sexta-feira, às 18h00, uma vigília em frente a estes serviços contra o encerramento das urgências durante o período nocturno.
O Movimento de Utentes do Centro de Saúde de Tábua considera que se «acumulam sinais de que o Governo se prepara para fazer uma nova tentativa para encerrar as urgências durante a noite» naquele Centro de Saúde e recorda que em concelhos vizinhos, como é o caso de Santa Comba Dão, isso já aconteceu.
Aquele Movimento de Utentes entende que é «inaceitável que todos os doentes urgentes se tenham de deslocar até Arganil, com risco de após esta deslocação terem, por sua vez, de se dirigirem a Coimbra». «O encerramento das urgências durante a noite afectará toda a população, particularmente os mais idosos e desfavorecidos com dificuldades de deslocação», alerta.
O Movimento de Utentes do Centro de Saúde de Tábua elucida que vão «todos ter de pagar 8,40 euros se nos dirigirmos à urgência básica de Arganil, onde não existem serviços de especialidade, nem lugares para estacionar, nem acessos em condições».
Recorda também que em 2006 a «luta da população de Tábua conseguiu travar o encerramento» das urgências.
Mais uma vez a visão economicista da saúde se faz sentir. Este governo não aprende. Os hospitais centrais estão a abarrotar, as urgências são um caos, mas insistem na mesma tecla.
A saúde é um direito e não um negócio, pelo que apoiamos a justa luta do povo de Tábua

Sem comentários: