sábado, março 27, 2010

Imigração, trabalho escravo e prostituição


"Há escravos na maior parte do mundo, definitivamente no teu. E tu não podes pensar que isso não é uma preocupação tua: provavelmente comes, vestes ou brincas com produtos que podem estar ligados ao trabalho escravo. Estás implicado na economia da escravidão, gostes ou não."

Os números são os mais diversos, uma certa é certa: o tráfico de seres humanos continua próspero em todo o mundo.

Números oficiais em Setembro de 2004 deste comércio macabro:
- 12 000 milhões de euros é o lucro anual do tráfico de seres humanos no Mundo.
- 30 000 euros é o ganho médio estimado com o comércio de cada ser humano.
.
Trabalho escravo

Milhões imigrantes ou refugiados acabam todos os anos nas garras de organizações mafiosas que os escravizam.
O esquema repete-se em todo o lado. Quando os imigrantes ou os refugiados chegam aos países de destino, as máfias locais começam por lhes ficar com a documentação. Depois obrigam-nos a trabalhar em condições miseráveis e ficam-lhes com grande parte do que recebem. O pretexto é que devem pagar a dívida da viagem, o alojamento, o suborno das autoridades locais, etc. Em pouco tempo estes imigrantes percebem que nunca chegarão a pagar a dívida que supostamente contraíram no início do processo e que não pára de aumentar. Isolados, desconhecendo a língua do país de acolhimento, sem documentação ou em situação ilegal tornam-se presa fácil de máfias que operam a uma escala cada vez mais global.
Os casos repetem-se em todos o continentes e países.
Portugal é referenciado como um dos países onde as máfias traficam pessoas oriundas da Ex-União Soviética (Ucrânia, Moldávia, Rússia, Roménia, Lituânia, Bielorrússia), mas também do Brasil.
Já aqui o escrevemos mas nunca é demais repetir, a imigração nos moldes actuais um dia será considerada pela história como a escravatura da nossa era.
Para que um subempreiteiro possa ter mão-de-obra barata e que trabalhe muitas horas sem condições de segurança, o sistema franqueou as portas.
Tráfico humano, prostituição e criminalidade andam de mãos dadas com a imigração.
O descontrolo que existe nas nossas fronteiras, a politica de portas escancaradas são em grande parte responsáveis pelo desemprego, baixos salários, criminalidade crescente e claro pelo trafico e escravatura.
Só um controle rigoroso sobre a imigração pode impedir a entrada de organizações criminosas,
Os imigrantes serão bem-vindos quando todos os portugueses tiverem trabalho e a procura de mão-de-obra assim o determinar. Entrarão com contracto e informados de todos os seus direitos e deveres para que não sejam presa fácil de algum empresário corrupto.

Sem comentários: