terça-feira, abril 18, 2006

Cantanhede


Cantanhede é uma cidade portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e sub-região do Baixo Mondego, com cerca de 7 100 habitantes.
É sede de um município com 392,18 km² de área e 37 911 habitantes (2001), subdividido em 19 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Vagos, Oliveira do Bairro e Anadia, a leste por Mealhada, a sueste por Coimbra, a sul por Montemor-o-Velho e por Figueira da Foz, a noroeste por Mira e a oeste tem costa no Oceano Atlântico.
Economicamente é predominantemente agrícola. Devido às propriedades argilosas do solo as culturas mais lucrativas são as pouco exigentes: batata, forragem e vinha. A paisagem vinhateira em planície rodeia a cidade de Cantanhede. O vinho de Cantanhede é reconhecido internacionalmente pelo seu sabor característico devido às condições de crescimento únicas da vinha. O concelho obteve foral em 1514. A cidade de Cantanhede tem conhecido grande evolução demográfica, económica e a nível de serviços. Tendo sido construído recentemente um centro de pesquisas científicas.
História

Sem comentários: