quarta-feira, setembro 27, 2006

Nacionalização

Durante a tarde de ontem, a Johnson Controls anunciou o encerramento por fases da unidade de Nelas, até Julho de 2007, deixando cerca de 650 pessoas desempregadas.
O capitalismo investe no estrangeiro com o único fim de pagar salários inferiores. É nesse aspecto que o capitalismo de puro proveito é frequentemente incívico e antinacional.
Estas práticas são contrárias aos interesses nacionais, por um lado, e permitem a chantagem em relação à mão-de-obra assalariada, por outro.
Os próprios interesses financeiros exercem simultaneamente a chantagem e a corrupção em relação aos governos europeus, sob a ameaça de lock-out ou de «transferências de indústria».
Os grandes «trusts» mundiais deverão ser combatidos por duas razões peremptórias: a primeira, pela prática que consiste em expatriar indústrias de interesse estratégico; a segunda, pelo processo de comprimir os salários argumentando que, eles são mais baixos nos países subdesenvolvidos, travando assim toda a expansão social
Se tivéssemos um governo preocupado com o povo, a fabrica seria imediatamente nacionalizada e a gestão entregue a uma comissão de trabalhadores.
Como quem manda em Portugal é o grande capital apátrida os nossos governantes metem o rabo entre as pernas. Afinal o ordenado deles está garantido.

FONTE