sábado, novembro 18, 2006

MIRANDA DO CORVO


No próximo Domingo, dia 19 de Novembro, Miranda do Corvo comemora os 870 anos da atribuição da sua carta de foral. Este foral tem grande significado histórico na medida em que decorria o longínquo ano de 1136, quando tal acontecimento teve lugar pela mão de Afonso Henriques, o jovem príncipe do Condado Portucalense.
O documento continha normas de convivência entre os habitantes e destes com a entidade outorgante, ou seja, constituía um código de direito público através do qual se pretendiam regulamentar os tributos e as garantias dos cidadãos, baseando-se no direito de defesa pessoal ou colectiva, na solidariedade municipal e na própria força. Estabeleciam-se assim, os direitos e os deveres dos indivíduos em relação à Coroa, ao Senhorio, ao Município e entre os próprios elementos da comunidade.
A carta de foral de Miranda do Corvo foi atribuída à vila, mas a concessão passou por um casal de moradores de nome Uzberto e Marina, havendo por testemunhas do facto elementos da comunidade perfeitamente identificadas pelo próprio documento.
FONTE

Sem comentários: