quinta-feira, dezembro 14, 2006

Universidades e politécnicos devem passar a fundações

Ou muito me engano ou estão a ser dados os primeiros passos para privatizar o ensino, com as nefastas consequências que o modelo trará.

2 comentários:

Vítor Ramalho disse...

Se tivesse o mínimo conhecimento sobre o meu percurso político, nunca compararia aquilo que defendo ao marxismo.
Depois do 25 de Abril fui um dos que lutou contra a tirania dos comunistas, muitas vezes com o risco da própria vida. Se calhar o Sr. ainda não era vivo ou então estava comodamente em casa, sentado no sofá.
Eu defendo uma economia do tipo misto, como tal nada tenho contra as Universidades Privadas, nem contra ao sector privado. Considero é educação uma pedra basilar e como tal devem haver também Universidades publicas.
Relativamente ao Pinochet, não é exemplo para ninguém visto ter vendido a alma ao imperialismo sionista americano.
Já que estamos em maré de leituras aconselho que passe pela página do TIR.
Leia Jean Thiriart, Maurras, Ramiro Ledesma Ramos, António Sardinha, Rolão Preto etc.

Anónimo disse...

Vejamos:
Num Estado Nacionalista, o Estado deve procurar libertar-se do que conseguir (penso que se pode dizer que é aqui que entra o Corporativismo), mas **mantendo sempre o controle e inspeção!**, de modo a garantir que as corporações actuem em prol da Nação. Era o que acontecia na Alemanha Nazi (e neste aspecto, entre vários outros, um exemplo a seguir):
O Reich detectava que uma determinada fábrica não estava a servir os seus interesses (sendo um Estado nacionalista, os interesses do Estado são os interesses da Nação - refiro-o porque nestes dias não estamos nada habituados a esta ideia...). O que faziam? "Afastavam" a pessoa que estava à frente da fábrica. Caso o seu sucessor também n servisse os interesses do Reich, seria igualmente "afastado" e assim sucessivamente. Um erro a não cometer é não entregar as corporações a grupos de pessoas nos quais não seja explícito o líder. É sempre bom haver uma cabeça para servir de alvo.

E é por isso que actualmente são [muito] necessárias as Universidades Públicas, porque são o único meio de alguém pobre mas com capacidades ter acesso ao ensino superior!
Caso contrário só se torna Doutor quem tiver pais ricos, que é o sistema para o qual caminhamos diga-se de passagem...
Isto porque o nosso Estado pouco ou nenhum poder detém. Depois de privatizarem algo, perdem o completo controle sobre isso...

Num Estado Nacionalista por exemplo, já não é necessário haver universidades privadas, exactamente pelo que já foi dito, que o Estado beneficia quem precisa, ou seja, no caso do estudante pobre mas capacitado, o Estado oferece uma bolsa de estudo.