quinta-feira, maio 22, 2008

África do Sul: Portugueses preocupados mas a salvo de ataques xenófobos


Ainda não li nenhumas declarações do SOS Racistas e outras organizações do género. Contrariamente aos manuais do politicamente correcto, os autócnes revoltam-se contra os imigrantes. Muita gente está a engolir um sapo vivo, porque se prova que o racismo não é uma coisa só de brancos.
Então alguém poderá insinuar que “a culpa é dos negros” aparecerá logo alguém dizendo que “não, a culpa é dos sociólogos, políticos e jornalistas que querem parecer de ‘não-racistas’” e eu direi que não livro nem uns nem outros de culpa, pois eles usufruem-se de factos deturpados e forjam chantagens baratas num oportunismo canalha. Mas dizem por aí que o que faz as coisas ruins acontecerem é as pessoas boas permitirem. E essa omissão, esse medo de reagir, de falar, de ir às ruas, aos órgãos de comunicação, de dar a cara e dizer que NÃO tem sido a nossa maior culpa há muito tempo. E se todos esses deletérios nos estão a acontecer... então é porque eles têm mesmo razão: a culpa é do branco.
Particularmente, eu não discordo do direito que tem um negro de ter uma representação organizacional e política em prol dos seus interesses. Não vejo muito problema num negro se manifestar nos jornais, visando promover a concretização e união racial entre os afro descendentes. Mas discordo do envolvimento de brancos nessa campanha, que deveria ser, exclusivamente de pretos.
Não encaro como acto de racismo um negro sair à rua vestido com uma camisa estampada com os dizeres: 100% Negro, Preto Tipo ‘A’, Black Is Beautiful ou qualquer outra imagem ou mensagem que promova qualquer tipo de orgulho racial ou cultural.
Só me pergunto porque as mesmas oportunidades e direitos não são defendidos para brancos e não-negros em geral, pois aqueles que louvam esses direitos para os negros são os mesmos defensores de que a ideia principal por trás de tudo isto é promover a igualdade de direitos entre as raças.

Sem comentários: