sábado, maio 31, 2008

Geminação entre Lisboa e a cidade de Gaza.


Exmos. Srs. Vereadoras e Vereadores da CML

Os abaixo-assinados vêm por este meio propor à Câmara Municipal de Lisboa uma resolução de geminação entre Lisboa e a cidade de Gaza.

A cidade palestiniana de Gaza, de 1,5 milhão de pessoas encerradas entre muros israelitas e egípcios, é vítima de um cerco asfixiante. Em resultado, a qualidade e esperança de vida da população caem drasticamente de dia para dia. Os Palestinianos de Gaza têm vindo a sofrer múltiplas privações e violências, que vão desde a falta de energia e água potável, a destruição de infra-estruturas essenciais como a rede sanitária, a paralisação de hospitais e escolas por penúria de recursos, até assassínios "selectivos" e incursões e bombardeamentos militares que atingem indiscriminadamente crianças, mulheres e homens de todas as idades. O martírio de Gaza demonstra da forma mais cruel o significado dos 60 anos da "Nakba" (catástrofe) sofrida pelo povo palestiniano.

A geminação de Lisboa com Gaza seria um sinal, simbólico, mas de grande valor moral, contra o abuso da força sobre toda uma população civil. Os abaixo-assinados dirigem-se a essa vereação, que manifestou uma apurada sensibilidade sobre a questão dos direitos humanos ao decidir a construção de um memorial aos judeus vítimas do massacre de Lisboa, em 1506. Esse memorial só pode ser entendido como expressão de um conceito universalista dos direitos humanos, e não meramente instrumental, ao serviço das conveniências actuais do Estado de Israel. Os direitos humanos são tão universais para os judeus de 1506 como para os palestinianos de 2008. A nossa responsabilidade para com o presente não é menor, bem pelo contrário, do que a nossa responsabilidade para com o passado.

Os abaixo-assinados solicitam portanto à Câmara Municipal de Lisboa que decida a favor duma geminação entre as cidades de Gaza e de Lisboa.

Assine aqui

1 comentário:

Anónimo disse...

OBRIGADO VICTOR!!!!!!!!!Depois tenho de te contactar pois tenho uma proposta de acção gira para Coimbra...Porto e Lisboa tambem,mas depois falamos
abraço