quinta-feira, maio 08, 2008

Israel celebra 60 anos


Segundo o calendário hebraico, Israel celebra o 60º aniversário da sua fundação. Os líderes mundiais juntam-se ao evento com uma conferência internacional em Jerusalém no dia 14-16 de Maio, a data real da sua fundação. Assistirão ao evento George Bush, Mikhail Gorbachev, o antigo secretário de estado Henry Kissinger e mais doze chefes de estado, muitos jornais e televisões e homens de negócios.
Desfiles militares e navais e lançamento massivo de pára-quedistas ilustram mais uma vez o carácter pacifista do regime que governa Israel. Servirão certamente para publicitar as mais recentes propostas do regime imperialista americano, para a época primavera verão da guerra.

Apesar da grandiosidade das celebrações, elas não conseguem disfarçar o sentimento profundo de preocupação e desilusão que existe em Israel. Muitos israelitas opuseram-se a celebrações grandiosas e extravagantes. Uma petição online pedia que a despesa com as celebrações fosse reduzida, recolheu mais de 90 000 assinaturas. No entanto o governo anunciou o gasto de 35 milhões de dólares nas celebrações, muito distante dos 70 milhões gastos no durante as celebrações do 50º aniversário.
Estes gastos astronómicos contrastam com a miséria dos campos palestinos e dos campos de refugiados no Líbano, na Síria e na Jordânia.
Para os 4 milhões e quinhentos mil refugiados o data celebrada é sinónimo de catástrofe (Naqba) ou seja da sua expulsão forçada, da expropriação das suas terras e casas a partida para o exílio e para a pobreza.

4 comentários:

Anónimo disse...

Israel é o primeiro muro onde a selvajaria islâmica bate antes de chegar à Europa!
São as lapidações de mulheres no Irão, as burkhas, a poligamia, os pais deitarem fogo às filhas( Livro: Queimada Viva de Squad, edições ASA),utilização de suicidas-deficientes mentais, crianças como escudos humanos, um rol infindável...
Felizmente o imperialismo americano e israelita fazem frente aos animais.
E até dão liberdade para os insultar!!!

Anónimo disse...

Tem toa a razão Foi para fazer face a essa gente que:

A CIA criou a Alkaeda
Os USA invadiram o Iraque, a paz e a concórdia logo foram estabelecidas.
Os USA invadiram o Afeganistão e a droga finalmente começou a chegar a todo o mundo livremente.

Anónimo disse...

Os EUA invadiram o Iraque, mas o ódio entre sunitas e xiitas vem de há 1300 anos: não é em 5, ou 10 q acaba.
Os curdos estão muito agradecidos com a invasão: o Saddam já não os manda envenenar.
A Al Qaeda criada pela CIA? Anda intoxicado.
O Bin Laden foi treinado pela CIA para combater a URSS.
Tb o Gomes da Costa fez o 28 de Maio e depois virou.
Ou o Spínola com a Abrilada.
e milhares de exemplos de mudança de objectivos.
A droga só chegou a todo o Mundo depois da invasão do Afeganistão?Tem vivido em Marte?
E não foi um mal necessário para correr com os Talibâs?
Será q custa a perceber q se não fosse o poder militar, económico, e político americano a sharia já tinha tomado conta do Mundo?
E andou o Afonso Henriques e outros heróis nacionais a combater para isto!!!

Anónimo disse...

Lol
Mais um activista dos direitos humanos e defensor do sionismo imperialista norte-americano. Depois os outros é que andam de olhos tapados.