terça-feira, outubro 03, 2006

Por o dedo na ferida

Um painel de especialistas em toxicodependências disse, esta terça-feira, que a sociedade portuguesa tende a tolerar o consumo das chamadas drogas leves, como o haxixe, equiparando-o ao vício de fumar ou considerando-o mesmo menos prejudicial, escreve a agência Lusa.
«Vemos uma prevenção primária quase agressiva relativamente ao tabaco e, depois, em relação à cannabis (haxixe), nem tanto», considerou Manuel Freitas Gomes, director da Clínica do Outeiro, especializada em tratamento de toxicodependentes.
«O consumo do tabaco restringe-se. Com as outras drogas criam-se condições para o seu uso», criticou o presidente da Associação para um Portugal Livre de Drogas, Manuel Pinto Coelho.
Estas posições foram expressas no primeiro de dois dias do congresso nacional «A Sociedade e os Comportamentos Desviantes», que decorre no Porto, com organização da Universidade Fernando Pessoa.
Se a Clínica do Outeiro for privada, Freitas Gomes não corre o risco de ser reformado compulsivamente, mas que ainda lhe tentem fechar a casa não me admira nada, pois em Portugal é proibido dizer a verdade.

Sem comentários: