sexta-feira, setembro 11, 2009

Banditismo politico


Como se já não bastasse o maior tempo de antena e de papel dado as partidos com representantes parlamentares, chegam agora as sondagens para tornar estas eleições ainda mais “democráticas.
São vergonhosas as constantes alusões dos jornalistas terroristas. Querem fazer crer ao povo que só o bando dos cinco existe e omitem constantemente os outros partidos. São meios de propaganda e desinformação, isto é,a via através da qual se impõem as ideias «certas», escamoteando as outras, são instrumentos de controlo social, ou seja, meios a partir do qual o sistema vigente assegura o comportamento «correcto» dos membros da sociedade, instituindo padrões e normas — e ajuntando-lhes umas larachas, com vista a mitigar o tédio da vida quotidiana. è a ditadura de pensamento único com os media ao seu serviço.
O pensamento único é cada vez mais único e cada vez menos um pensamento. A sua dupla sedimentação, ideológica e tecnocrática, leva-o a não tolerar quem se expressa fora das suas fronteiras. Não se dirige contra as ideias que considera falsas, as quais exigiriam ser refutadas mas contra as ideias que considera «más». Essencialmente declamatório e inquisitório, o pensamento único elimina as zonas de resistência mediante uma estratégia indirecta: marginalização, silenciamento, difamação (…) A fabricação da verdade, escreve Bernard Dumont, proíbe legalmente dizer certas coisas e inclusive ordena nem concebê-las, enquanto neutraliza as outras remetendo-as para o reino relativista das «opiniões». A percepção da realidade é alterada, a fronteira entre o mundo real e o mundo da representação esfuma-se, o clima de mentira generaliza a suspeita e desemboca na despolitização geral e num conformismo de massas, à vez necessidade vital e prémio de consolação dos indivíduos perdidos na «massa».
Na parte que toca ao PNR, não é por falta de informação, as noticias não passam porque nas redacções funciona a censura por omissão, um bloqueio a tudo o que é nacionalista.
O sistema sabe que o PNR é a única oposição ao sistema, como tal ou diaboliza os nacionalista ou pura simplesmente faz um bloqueio generalizado a tudo o que é noticia.

Sem comentários: