domingo, novembro 23, 2008

A Corrupção é Proporcional à “Democracia”


Os homens são atormentados pelo pecado original dos seus instintos anti-sociais, que permanecem mais ou menos uniformes através dos tempos. A tendência para a corrupção está implantada na natureza humana desde o princípio. Alguns homens têm força suficiente para resistir a essa tendência, outros não a têm. Tem havido corrupção sob todo o sistema de governo. A corrupção sob o sistema democrático não é pior, nos casos individuais, do que a corrupção sob a autocracia. Há meramente mais, pela simples razão de que onde o governo é popular, mais gente tem oportunidade para agir corruptamente à custa do Estado do que nos países onde o governo é autocrático. Nos estados democráticos há muito mais pretendentes, que só podem ser satisfeitos com uma quantidade muito maior de espólio que seria necessário para satisfazer os poucos aristocratas. A experiência demonstrou que o governo democrático é geralmente muito mais dispendioso do que o governo de poucos.

Aldous Huxley, in 'Sobre a Democracia e Outros Estudos'

Esta posição politica ganha mais força quando se trata de Portugal, não existe autarquia nem governo, que não tenham já caído nas malhas da justiça. Do partido mais à direita ao partido mais à esquerda todos eles já viram algum ou alguns militantes engrossarem as fileiras do crime de colarinho branco.
A promiscuidade, partidos empresas, clubes empresas e todo o bando junto, enchem diariamente as páginas dos jornais pelas piores razões.
Anda o país embalado na telenovela BPN, porque um grande caso faz sombra sobre os mais pequenos e nós aqui por Coimbra, com uma cintura industrial de arguidos. Na capital de distrito Socialistas e social-democratas andam á muito a contas com a justiça, a Figueira da Foz também deu o seu contributo. Na Lousã foi uma alta figura do CDS a julgamento e agora o Presidente da Câmara PS é acusado de favorecimento. Em Góis temos uma fraude com subsídios. Mas mesmo nas mais pequenas obras, nos mais pequenos concursos a sombra da dúvida paira. Ora vão lá perguntar aos habitantes do Bairro do Ingote, porque é que nas obras de remodelação dos apartamentos, alguns são mais iguais que outros.

Em cada esquina um corrupto
Em cada rosto igualdade
Grândola Vila morena
Terra da fraternidade

Sem comentários: