sexta-feira, novembro 21, 2008

E esta !


«Desde o Verão do ano passado até este momento, temos uma criminalidade perfeitamente estabilizada na Baixa», revelou o comandante da PSP, que apresentou números para se justificar: «Comparando os três primeiros trimestres de 2007 e 2008, temos 39,1 por cento a menos de furtos em estabelecimentos em toda a cidade. Na Baixa, se não foi parecido, anda muito próximo deste número». Segundo dados fornecidos pela Associação Comercial e Industrial de Coimbra (ACIC) à PSP, existem «entre 700 e 800 lojas na Baixa», uma zona de elevada circulação de pessoas.
Após dar conta que «os crimes mais associados à Baixa são o furto por esticão, o furto em estabelecimentos e os roubos», o intendente Bastos Leitão explicou que os furtos em estabelecimentos, com recurso a intrusão, escalamento ou arrombamento, com a loja fechada, em toda a cidade, «estabilizaram em números muito reduzidos»: 11 no primeiro trimestre deste ano, 13 no segundo e 11 no terceiro. «É muito mais reduzido na Baixa do que no resto da cidade. São números que, para nós, não são preocupantes. Não há qualquer tipo de onda de criminalidade na Baixa», afiançou.
Estas declarações são mais uma prova que o sistema nos tenta impingir a criminalidade. Nem que fosse um assalto por ano, seria sempre um motivo de preocupação, mas para o Sr. Comande estes assaltos serão talvez danos colaterais, para parafrasear o modelo americano tão ao gosto do sistema.
Como já o temos escrito isto só lá vai pela força e pela força é uma grande manifestação contra a criminalidade na baixa de Coimbra. Só assim e com o povo na rua o sistema vai agir.

Sem comentários: