terça-feira, outubro 09, 2007

Myanmar


Até ao momento ainda não me tinha pronunciado sobre os acontecimentos em Myanmar vulgo Birmania, sobretudo porque para além de achar que se tratava de mais uma luta das superpotencias por mais um passo no "jogo do xadrez" mundial, procurei estudar o melhor posivel o problema para não me deixar influenciar por paixões do momento. A tradição já não é o que era, a China a apoiar uma ditadura militar que politicamente não se enquadra na linha marxista leninista maoista (sabe-se lá o que isto é)só é possivel de ver num mundo feito de mudança onde os interesses económicos falam mais alto que tudo. Já não é de estranhar o interesse dos "democratas" americanos, que tudo fazem para poder abrir mais uma loja da Mac Donald´s, nem que para isso tenham de combater aqueles que podiam entar na lista dos seus aliados.
Resta-nos olhar o mundo pelo prisma dos nacionalistas revolucionários, pela linha da Terceira Via, o regime que governa Myamar é um regime de direita, onde meia duzia de familias vivem de forma abastada e onde a esmagadora maioria do povo vive na miséria, só isto devia ser o bastante para que os monges budistas e a população tivesse o nosso apoio, fora disto só quem tendo os olhos empalados, só quem vê o mundo por uma biblia um corão ou outro manual qualquer, pode tomar o partido de uma das facções.
Convém também refletir sobre a atitude de certos opinion makers que tantas mentiras produziram sobre o Dalai Lama e que agora beijam as mãos aos monges budistas.
Em toda esta salada em que este povo é mais um joguete nas mãos dos novos senhores do templo, pude verificar que muitas das armas utilizadas pela guerrilha e pelos militares eram de fabrico americano, chinês ou russo; democracia liberdade mas negócios à parte.
Seria desejável que Myamar pudesse caminhar para uma sociedade mais justa longe de todos os imperialismos.

Sem comentários: