segunda-feira, outubro 08, 2007

Exposição a dioxinas provoca morte das células


Um estudo da Universidade de Coimbra concluiu que a exposição prolongada a pequenas concentrações de dioxinas leva à morte de células, um resultado que tem particular importância quanto à projectada queima de resíduos industriais em cimenteiras.
Hoje, em nota de imprensa, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) divulga os primeiros resultados de uma investigação que visou estudar os efeitos nocivos das dioxinas no pulmão, «na sequência de falta de informação relativa ao processo de co-incineração de resíduos tóxicos», nomeadamente na cimenteira de Souselas, nos arredores da cidade.

«A exposição prolongada do pulmão a pequenas concentrações de dioxinas tem efeitos altamente tóxicos, levando mesmo à morte de células», conclui um estudo pioneiro iniciado em 2006 no Departamento de Zoologia da FCTUC, sob a coordenação do docente Carlos Palmeira.

Pretendeu-se com ele perceber os mecanismos envolvidos na disfunção pulmonar resultante da exposição a poluentes ambientais. Numa primeira fase, «in vitro», foram estudados os efeitos da «Tetraclorodibenzo-p-dioxina» (TCDD), umas das dioxinas presentes em maior quantidade na atmosfera, e dos «Dibenzofuranos» (DBZ).

Em face dos resultados obtidos, Carlos Palmeira concluiu que, «em qualquer ambiente onde a concentração de dioxinas for elevada, estamos perante um grave problema de Saúde Pública».

«Com este estudo, conseguimos perceber os efeitos extremamente nocivos destes dois compostos no pulmão. Seria muito vantajoso monitorizar a concentração de dioxinas no ambiente, não só nos locais para onde está prevista a co-incineração de resíduos perigosos, mas também em todo o país, para fazer o controlo e evolução da toxicidade no ambiente», sublinhou o investigador, considerando que assim, «seria possível elaborar planos de monitorização e adoptar medidas preventivas válidas».

A investigação vai agora entrar numa segunda fase, com a introdução de novos compostos tóxicos, em virtude da diversidade de dioxinas, com diferentes estruturas químicas, e cujos efeitos no organismo poderão, igualmente, ser diferenciados. Os cientistas querem conhecer esses danos e procurar mecanismos de protecção.

A co-incineração de resíduos industriais perigosos em cimenteiras, um projecto retomado pelo actual Governo, tem merecido forte oposição da população de Coimbra no que respeita à unidade industrial de Souselas, e o assunto já foi objecto de várias acções em tribunal.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: