segunda-feira, março 02, 2009

O que é nacional é bom


Multiplicam-se a s cimeiras e os encontros dos políticos do sistema, para tentar salvar a crise capitalista. Todos são unânimes na conclusão de que é preciso construir um novo modelo, não para inverter a lógica dos últimos tempos mas sim para a perpetuar, uma vez que estão dispostos a grandes mudanças mas que nunca se cai em proteccionismos, porque o mundialismo a globalização económica têm de ser mantida em nome dos chorudos negócios do capital apátrida.
Mas para nós nacionalistas o capital deve estar submetido ao trabalho e sabemos que por cada tostão que estamos gastando em produtos nacionais estamos contribuindo para salvar postos de emprego dos nossos. Pouco nos importa que defendendo a compra de produtos nacionais estejamos contribuindo para que todo o edifício em que o globalismo se apoia cai por terra, sobre ele será construído um novo onde a justiça social será uma realidade e as relações entre povos baseadas na independência, no respeito e na conservação de culturas e identidades.

É fundamental apoiar a produção nacional!
Os portugueses vivem hoje num clima de crise, desde o desemprego, à nossa fraca economia
é certo que quem mais sofre somos nós, mas o que certamente muitas vezes não nos passa pela cabeça é que podemos ter uma certa culpa nesta grave situação. Frequentemente, quando vamos às compras, tentamos ir à procura do produto mais barato, mas o que agora é barato, pode vir a curto prazo, a tornar-se muito caro para todos nós. Desde a mais pequena especiaria ao peixe que comemos, o nosso mercado está inundado por produtos fabricados no estrangeiro. Tendo normalmente esses países uma economia mais forte que a nossa, conseguem vender os seus produtos a um preço mais baixo e, desta forma, somos levados, a comprá-los. Mas, quando o fazemos, estamos a contribuir para um maior crescimento das exportações desses fabricantes estrangeiros e, sem dúvida, por vezes, a tirar postos de trabalho no nosso país. Quando não compramos produtos nacionais e compramos artigos estrangeiros, os nossos fabricantes são obrigados a subir o preço dos seus produtos para compensar as quebras de produção. Ora se os produtos concorrentes já eram mais baratos na origem, isto faz com que os nossos fiquem ainda mais caros. E sendo mais caros, ninguém os compra. Toda esta situação leva posteriormente ao encerramento de muitas empresas e consequentemente ao crescimento do desemprego.

Produtos portugueses? E Como é que eu sei quais eles são?
É simples, bastante simples. Antes de mais, existem dois aspectos a distinguir: existem marcas portuguesas e produtos portugueses.

Marcas portuguesas, como o nome indica, são marcas de carácter nacional, com origem e produção no nosso país (exemplos: Sumol, Compal, Mimosa, Critical Software)

Produtos portugueses, são produtos fabricados em Portugal por marcas nacionais, multinacionais ou mesmo internacionais, mas são produtos feitos com mão de obra nacional, que contribuem superiormente para o nossa economia e para o emprego no nosso país.


E na hora de escolher, como é que devo agir? Que atitude?
Bem, na hora de escolher, é bastante fácil tomar uma atitude correcta: procure no produto, o código de barras e verifique se ele começa por 560, seguidamente confirme na embalagem a origem do produto. Quase todos os produtos portugueses começam por 560 no código de barras. Posteriormente poderá ter em conta se a marca é nacional ou não e, claro, a qualidade e preço do produto. Atenção: existem algumas empresas portuguesas (produtos portugueses) que possuem códigos de barras proprietários, o que significa que são produtos portugueses que não têm o código 560, no entanto os códigos proprietários "costumam" ter um formato diferente (não têm 13 dígitos), existe também o caso dos produtos de peso e quantidade variável, por isso informe-se sempre antes comprar. Para uma total garantia de que seja um produto nacional verifique sempre na embalagem ou na informação do produto, o local de fabrico ou de origem. Seguem-se em exemplo, os modelos dos códigos de barras de formato EAN-UCC/GS1 (formato padrão/com 13 dígitos):







Divulgue, mude os seus hábitos, ajude, tome uma atitude!
Fale com os seus amigos acerca deste assunto, divulgue o Movimento 560 no seu local/site através dos painéis de divulgação, ponha um cartaz na sua loja/empresa, mande uma msg, mande esta mensagem por correio electrónico, por fax, mas acima de tudo, mude de atitude. Todos nós agradecemos. Um pequeno gesto, uma grande atitude... Compre produtos portugueses!

1 comentário:

No Media Portugal disse...

ENR: uma editorial necessária

Quando alguém conscientemente e por iniciativa própria escolhe a via da Alternativa Nacional e Social, sabe que deve assumir, entre outras coisas, certas consequências:

Problemas no seu ambiente familiar e no círculo de amizades, problemas no seu trabalho e, sobretudo, deverá assumir ser tratado como um pária pelos órgãos de comunicação social. Ver como o seu nome é insultado e menosprezado; observar como se escrevem factos falsos sobre a sua pessoa e a inexistência de grandes possibilidades de defesa; ler mentiras, tergiversões e manipulações sobre os seus actos.

Por sorte, todos estes factos são aceites e convivemos com eles, dando-lhes a importância que merecem, mas não tenhamos dúvidas de que todas estas difamações chegam a muitas mais pessoas do que aquelas que conseguimos alcançar com a nossa verdade.

Agora que vai começar o julgamento contra as Ediciones Nueva República, agora que já começou o circo mediático no qual se podem ler as fábulas próprias de um filme de terror de série B, convém reivindicar a verdade e com ela o trabalho das ENR e o lugar no espaço cultural da Área, em particular, e da cultura, em geral.

Sem deixar dúvidas, durante os sete anos em que ENR actua abertamente como editorial, concretamente desde o ano 2002, - embora com existência e edição de alguns livros previamente -, o trabalho realizado foi mais do que considerável. Com efeito, numa altura em que poucas editoriais se atreviam a arriscar os seus escassos meios; em circunstâncias nas quais as dificuldades legais eram ainda mais manifestas; e definitivamente, numa altura em que era uma loucura apostar numa actividade que se encontrava desenraizada pela maioria dos militantes, a ENR propôs-se a ser uma editorial de referência.

No ano de 2003, como já deve ser do conhecimento de todos, ocorreu a tristemente célebre Operação Reich(?), a ENR sofria um grande golpe na sua jovem e débil estrutura, um golpe por qualquer prisma, diga o que disser a justiça, - injusto, de cariz político e destinado a afundar a editorial. Com a fé empregue na prossecução do seu objectivo, a ENR, decidiu continuar o seu projecto, uma continuidade que foi possível graças ao apoio da minha família e de alguns – embora escassos – camaradas.

Actualmente, uma centena de livros editados, dozes números da revista Nihil Obstat e seus cds de música, são o resultado do aval do trabalho editorial da ENR. Autores como José Luís Jerez Riesco, Erik Norling, Alberto Buela, Alain de Benoist, Jean Mabire, Eduardo López Pascual, José Luís Ontiveros, Tomislav Sunic e Joaquim Bochaca são alguns dos historiadores, filósofos e escritores que publicamos.

Seguramente, e como é lógico, o trabalho da ENR não pode ser ao gosto de todos; provavelmente temos cometido erros e equívocos – e quem entre os que trabalham não os cometem? – é possível que embora sempre tenhamos afirmado que entre a ENR e o MSR não existia qualquer vínculo, ainda haja quem continue a acreditar que sim; seguramente haverá quem se tenha sentido incomodado com a edição de um determinado livro, e a outros outro, mas o certo é que a variedade de pontos de vista e de ideias existentes na Área repercute-se na variedade dos nossos títulos e autores.

Sempre defendi que os balanços se devem fazer no final das etapas, e por isso a ENR terá que ser julgada pelo que realizou. ENR é, creio, uma peça fundamental e necessária na engrenagem cultural e formativa da Área. Talvez os juízes do Estado democrático decidam que há que dar um fim a esta pequena estrutura editorial. Seria tão o ponto final de uma actividade de todo pouco valorizada, criticada ou esquecida e irrelevante para muitos camaradas. Mas a nossa vontade é a de continuar a existir, picando o Pensamento Único, por isso, é justo, sempre e em todas as alturas, agradecer a todos od que de boa fé colaboraram e colaboram com a ENR, a todos aqueles poucos que nesse passado, mas tão próximo, 2003 nos ajudaram desinteressadamente, agradecer a todos aqueles leitores que sempre têm sido fieis às nossas novidades, e agradecer, também, aqueles que nas últimas semanas – com a crise que nos assola – têm colaborado com a ENR efectuando encomendas de livros com o propósito de nos auxiliarem economicamente para podermos fazer frente a todo o processo judicial. Foram poucos, muito poucos, mas o seu gesto, que os honra, anima-nos, torna-nos mais fortes e dá-nos vida para intentar seguir a nossa via.

Apoiar a ENR não é apoiar a Juan António Llopart, é apoiar uma editorial perseguida, é apoiar a formação de militantes, é apoiar a existência de um espaço de liberdade no grande espaço da mentira, é, em definitivo, apoiar uma parte da rede cultural da Área, e apoiar a cultura em geral.

A ENR está carregada de projectos e de livros pendentes de edição. A ENR chateia e por isso nos querem silenciar. O Pensamento Único persegue-nos com mais gana que a qualquer assassino, tratam-nos como delinquentes por publicar livros e querem afogar-nos economicamente para que nos vejamos forçados a ceder no nosso empenho. Por isso, com o vosso apoio continuaremos a fazer frente às suas mentiras, às suas leis e aos seus lacaios, continuaremos a defender com a palavra, os feitos e os livros da alternativa Nacional e Social, a Alternativa que, mais tarde ou mais cedo, instaurará a verdade e com ela a dignidade, a justiça e a liberdade de todos nós.

Hoje os livros são a nossa melhor arma, empunha-a!

Juan Antonio Llopart

http://www.edicionesnuevarepublica.com/