segunda-feira, junho 15, 2009

JOBS FOR THE BOYS


As eventuais ligações ao PS de novos directores são factores de variados comentários entre trabalhadores da comissão

Os concursos para os lugares de chefia intermédia na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) estão a causar uma onda de descontentamento entre funcionários. Com a entrada em vigor da nova lei orgânica, abriram vagas para mais de 20 cargos, sendo já conhecidos os resultados de alguns dos concursos.
Fonte ligada à CCDRC, que prefere manter o anonimato, adiantou ao Diário de Coimbra que se tem verificado «uma inadequação entre os cargos a prover e a formação académica» de quem tem conquistado os lugares, havendo ainda a «ideia generalizada» entre os funcionários da instituição de que, mesmo antes dos concursos chegarem ao fim, já se saberá quem «vai ganhar».
Lamentando que a CCDRC não esteja a apostar nos «óptimos quadros» que pertencem à comissão, a mesma fonte lamenta que, até agora, sejam bem evidentes as ligações ao Partido Socialista desses concorrentes que têm merecido a preferência do júri.
É o caso da escolha de Margarida Bento, esposa de Jorge Bento, presidente da Câmara Municipal de Condeixa, que vai chefiar a direcção dos serviços de Ordenamento do Território. Licenciada em Direito, e até então a chefiar a divisão de Apoio Jurídico, ficou à frente de «pessoas com experiência reconhecida na área da engenharia e uma chefe de divisão que trabalha nesta área há muitos anos.
O mal-estar sente-se, igualmente, no que diz respeito à direcção dos Serviços de Ambiente, “entregue” a Ana Sousa, licenciada em Geografia, que passa de técnica superior a directora de serviço. Preterida foi Cristina Tadeu, «despromovida de directora de serviços de ordenamento a simples técnica», depois de ter chefiado interinamente a direcção dos serviços de Ordenamento do Território.


Pedro Geirinhas, engenheiro electrotécnico, que chefiava a divisão de Informática, passa a estar à frente dos Serviços de Comunicação, Administrativa e Financeira. «Como engenheiro era bom», adianta a mesma fonte da CCDRC, que mais uma vez, lamenta que tenham sido preteridas «pessoas com formação académica na área da Economia, Gestão e Direito e com grande experiência».
Dentro desta direcção de serviços está previsto que a divisão de Recursos Humanos venha a ser preenchida pela actual secretária do presidente Alfredo Marques, que é licenciada em Geografia, e que a divisão de Gestão Administrativa e Financeira será ocupada por um elemento exterior à CCDRC.
Durante a próxima semana deverão ser conhecidos os resultados na Direcção do Desenvolvimento Regional. No entanto, as expectativas são praticamente nulas entre a fonte que falou ao Diário de Coimbra, que prevê que os factos anteriores se voltem a repetir, até porque, conclui, «todos os júris são presididos pelo presidente ou vice-presidentes da CCDRC».
«Tudo isto descredibiliza», garante, acrescentando que, mesmo entre alguns autarcas começa a sentir-se algum descontentamento.

FONTE

Sem comentários: