domingo, julho 26, 2009

ANTUZEDE - População reclama transportes à noite e fim-de-semana


Um abaixo-assinado com cerca de 350 assinaturas foi ontem entregue por uma delegação da freguesia de Antuzede ao presidente da câmara, Carlos Encarnação. No documento ia um pedido expresso para que os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) passem a servir aquele território. O presidente da junta, Diamantino Jorge, que se deslocou ao edifício camarário acompanhado por dois utentes de transportes públicos, disse que "há moradores que já recusaram empregos com horários nocturnos na cidade porque o último autocarro sai às 19H25". Por outro lado, mesmo os trabalhadores do comércio que saem do emprego às 19H00 não têm, muitas vezes, tempo para apanhar o autocarro, tal como muitos estudantes. O autarca local refere-se às ligações rodoviárias das empresas Moisés Correia de Oliveira e Joalto Mondego, únicas concessionárias que servem Antuzede, uma vez que não existe nenhuma linha do SMTUC que cumpra este trajecto.
É isso que a população quer ver alterado, nomeadamente, com o "pequeno desvio sem custos adicionais" que seria o prolongamento da actual linha para Alcarraques, Vil de Matos e Rios Frios, que em vez de voltar para trás, poderia regressar por Póvoa do Pinheiro (Antuzede), seguindo pela EN 111, fazendo a inversão de marcha nas rotundas da Cidreira ou Geria.
Diamantino Jorge afiança que a falta de transportes públicos é uma carência "de importância decisiva" para a freguesia, perante as dificuldades que cria aos moradores e o efeito de "afastamento de potenciais residentes que, assim, poderão vir a optar por outros locais para morar".

FONTE

Sem comentários: