quinta-feira, julho 30, 2009

Noite Branca promete animar Baixa de Coimbra


A Baixa de Coimbra recebe amanhã mais uma edição da Noite Branca. A iniciativa, organizada pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), vai manter abertas até às 24h00 as portas do comércio de rua, entre lojas, cafés e restaurantes, com o objectivo de trazer mais clientes e turistas à zona central da cidade.

A decorrer pela quarta vez, a Noite Branca conta nesta edição com a adesão de cerca de 50 estabelecimentos, de um total de 200, mas a esperança da organização é de que o número possa crescer até amanhã. «Gostaríamos de mais, mas os que temos são bem vindos e temos que ir teimando para que as pessoas percebam a importância destes eventos», considera Armindo Gaspar, presidente da APBC. O responsável salienta que praticamente todas as ruas da Baixa e Baixinha de Coimbra vão estar representadas na Noite Branca, que «tem vindo gradualmente a aumentar o número de participantes», mas admite que o período de férias impeça uma maior adesão.

Armindo Gaspar alerta que «os comerciantes estão muito fechados no seu casulo e se fecharem as portas não temos resultados». «Nos centros comerciais os proprietários têm obrigações, mas aqui não podemos obrigar ninguém a participar», aponta, salientando que «a adesão é fundamental porque só assim se conseguem as coisas».

Mais duro nas críticas, o vice-presidente da agência entende que «os comerciantes têm que ter outra postura». Para Arménio Pratas, a sobrevivência dos estabelecimentos e a concorrência aos centros comerciais depende da disponibilidade para «abrir até mais tarde, principalmente no Verão, chamando clientes e abrir ao sábado à tarde, porque é um período para a família». «Não há dinheiro para fazer animação todos os sábados», realça, deixando «o apelo à iniciativa» dos proprietários.

FONTE

Sem comentários: