domingo, dezembro 09, 2007

Prognósticos só no final do jogo


A HISTÓRIA DE TODA sociedade até hoje é a história de luta de classes". "As ideias dominantes de uma época sempre foram as ideias das classes dominantes". "O poder de Estado moderno não é mais do que um comité, que administra os negócios comuns do conjunto da classe burguesa". "Os trabalhadores não têm pátria". " [Numa revolução comunista], os proletários não têm nada a perder se não as suas grilhetas". "Em lugar da velha sociedade burguesa, com suas classes e suas oposições de classes,surge uma associação na qual o livre desenvolvimento de cada um é a condição para o livre desenvolvimento de todos".
A frase acima transcrita é um sumário de todo o pensamento marxista.Poderá nalguns casos explicar o desenvolvimento das sociedades, embora não consiga explicar a questão da luta de classes nos primórdios da humanidade.
Nas sociedades comunitárias a questão da luta de classes não se punha uma vez que as diferenças sócias ainda que existentes eram muito ténues. No entanto podemos estudar a historia à luz do materialismo histórico a partir do momento em que as classes dominantes e as dominadas tiveram consciência, isto é essa consciência só foi possível quando uns e outros puderam contactar as diferenças sócias que os separavam.
Assim podemos considerar que a luta de classes existe pura e simplesmente e que como o próprio Marx o admitiu não foi inventada por ele, e quanto mais o topo da pirâmide cresce e se alonga, maior é a tensão social. Também é um dado assente que sendo o marxismo um inimigo da propriedade privado o capitalismo o não é menos. Basta ver a evolução das riquezas nos últimos anos para contactar que a pouco e pouco a propriedade vai passando para as mãos de umas poucas famílias. Mas o maior erro do marxismo deu-se quando se pôs a fazer futurismo.
Com base no materialismo dialéctico, teoria que Marx nunca explicou convenientemente, acreditaram os marxistas que a sociedade iria evoluir para o socialismo e depois para o comunismo. Marx chegou até a prever que em principio seria na Inglaterra que se iria dar a primeira revolução, isto devido ao avançado estado do sector secundário e à existência de uma larga franja de proletários.
O primeiro erro deu-se aqui uma vez que apesar das faíscas constantes entre operários e patrões nenhuma revolução se deu neste pais e contra todas as teorias a ideologia marxista vingou sempre em países onde o sector primário ainda dominava plenamente.
A historia apesar de poder ser "empurrada" pela luta de classes também se faz da vontade dos homens e o socialismo na Rússia na China e nos demais países que a ele aderiram acabou por ser um fracasso, uma vez que a exploração continuou, sendo o patrão substituído pelo funcionário do partido. Em Portugal também os comunistas sonharam com o poder e durante algum tempo tiveram a ilusão de o deter.
Esse período negro da nossa historia ainda hoje faz sentir nalguns sectores da nossa economia as suas consequências nefastas. Mas os comunistas estavam condenados ao fracasso em Portugal, não porque um grupo de militares fez o 25 de Novembro, esse revolta militar serviu mais para salvar o sistema que para combater o comunismo. O comunismo estava condenado ao fracasso em primeiro lugar porque grande parte dos quadros comunistas ou eram burgueses intelectuais ou elementos da aristocracia operaria, destas duas classes sociais podem sair bons revolucionários, mas também saem muitos reaccionários. Era esta a base do PC Russo e sabemos bem como depois dominaram os outros trabalhadores. Mas o principal factor de fracasso do comunismo esteve no pressuposto de que os operários não tinham nada a perder.
No Portugal pôs 25 de Abril salvo uma pequena mancha nas cinturas industriais de Lisboa e Porto não existia operariado, havia sim aquilo que Marx designou por pequena burguesia assalariada, isto é trabalhadores por conta de outrem mas que no final do trabalho iam amanhar a seu pedaço de terra ou que a possuíam na aldeia natal. Ora estes tinham muito a perder com a "ditadura do proletariado" e foram os mesmos que pela pressão e por vezes pela força impediram que em Portugal se implantasse aquilo que podemos designar de ditadura sobre o proletariado.
Marx enganou-se ao fazer futurismo, os seus seguidores não o souberam ler e entender, nada de novo também aqui, sobretudo nas novas gerações comunistas, que podem ter lido muita coisa mas certamente pouco ou nada da doutrina marxista

Sem comentários: