quarta-feira, dezembro 12, 2007

Salário mínimo para 2008


O valor do salário mínimo para o próximo ano vai ser hoje discutido em reunião de concertação social. Actualmente, está nos 403 euros.
Os parceiros assinaram com o Governo um acordo que estabelece que o ordenado mínimo deverá atingir 500 euros mensais em 2011.Mas a Confederação da Indústria portuguesa quer rever esta meta.
A CIP avisa que o aumento terá um impacto negativo em muitos sectores. Quanto aos sindicatos, estão naturalmente contra qualquer renegociação.•
Está previsto a salário mínimo aumentar para 426,5 euros em 2008.
Feitas bem as contas uma larga faixa dos trabalhadores portugueses vão ter para o ano o seu ordenado aumentado em 23,5 euros.
Não chega a um euro por dia e vai dar para comprar pouco mais que uma bica.No entanto se estivermos atentos aos jornais verificamos que nas grandes empresas os lucros não param de aumentar e de uma maneira escandalosa face à crise.
Mesmo numa pequena empresa, um euro por dia não vai trazer nenhum impacto negativo, da mesma maneira que um euro por dia não vai trazer nenhum impacto positivo no bolso do trabalhador.
Para quem não acredita na luta de classes temos aqui um bom exemplo.
De um lado o capital, do outro os trabalhadores, mal representados é certo, mas lutando, mais do que por aquilo que é justo, para saírem de um salário de miséria, que não permite ter uma vida condigna.
Não sou a favor de um aumento louco, mas não tenho dúvidas em afirmar que este aumento é de loucos, melhor dizendo é de hipócritas.
O patronato tem de se convencer que os trabalhadores merecem um justo salário, se para isso tiver de se desfazer do carrinho topo de gama ou da vivenda no Algarve, pouco me importa, já vive num luxo bem grande e é altura de contribuir para uma sociedade mais justa. Se por via de um aumento alguma empresa tiver que fechar, que a entreguem aos trabalhadores eles saberão geri-la e fazer o que o patrão não sabia ou não queria fazer.
Para que o capital se submeta ao trabalho temos de lutar por salários mais justos, de uma forma pensada e faseada é preciso fazer justiça social o que não se consegue certamente com aumentos que correspondem a menos de um euro por dia. Uma forma justa e equilibrada de fazer os aumentos pode ser feita tendo como referencia a inflação. Assim subindo os salários uns pontos acima da inflação tenho a certeza que o único impacto negativo que a medida terá será nas idas dos capitalistas ao lupanar lá do sitio.

Sem comentários: