segunda-feira, dezembro 10, 2007

Que titulo?


No início do ano novo, os centros de saúde de Vouzela e São Pedro do Sul vão encerrar durante a noite. Para assistência aos doentes e transporte para Viseu, é disponibilizada uma ambulância do INEM.
alegada demora de mais de uma hora na chegada de uma ambulância do INEM para socorrer um homem, que apresentava sintomas de ataque cardíaco, na noite de sábado, no Bairro Sá Carneiro, em Oeiras, vai ser alvo de uma queixa do irmão da vítima, Serafim Cerdeira. Vítor Manuel Cerdeira queixou--se, na noite de sábado de uma forte dor no peito e a família ligou para o 112.
Depois da despistagem feita pelo CODU chegou ao local, cerca de sete minutos depois, uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Paço d’Arcos, cuja tripulação, após uma primeira avaliação, terá chamado o INEM. A vítima acabou por falecer e a família diz que o INEM demorou mais de uma hora a chegar.
Agora que titulo para este poste? Simplex? Novas oportunidades? Fleximedicina

2 comentários:

Anónimo disse...

Exmo. Senhor Vítor Ramalho,

em nome do INEM, sobre o caso em análise, tomo a liberdade de o informar que, conforme ditam os registos informáticos (impossíveis de violar por mão humana), o INEM recebeu a primeira chamada às 22h46m, tendo enviado de imediato uma ambulância que, às 22h56m, já no local, contactou novamente o INEM, tendo sido accionado um novo meio: uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), que em sete minutos chegou ao local.

A equipa da VMER, equipada com todo o material de reanimação existente numa unidade hospitalar, efectuou manobras de reanimação durante 45 minutos, acabando por se declarar o óbito da vítima.

Assim, conclui-se que não esperou a vítima por socorro "durante horas", como alegado, muito pelo contrário, considera o INEM os tempos praticados perfeitamente razoáveis.

Esperando ter respondido às questões por V. Exa. formuladas, continuamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional se assim solicitado.

Melhores cumprimentos,

Ana F. S. Ros
Gabinete de Comunicação e Imagem
Instituto Nacional de Emergência Médica
Rua Almirante Barroso, 36 / 1000-013 Lisboa – Portugal
Tel. + 351 213 508 108 / Fax. + 351 213 508 183
e-mail: ana.ros@inem.pt
Internet: www.inem.pt

Vítor Ramalho disse...

Sem por em causa as explicações de INEM que muito agradeço, já não é o primeiro caso deste género que vem a publico pelo que deixar a vida das pessoas nas mãos de uma ambulância ainda que tendo um medico na tripulação, pode ser escasso e é certamente um risco que se corre. A saúde não tem preço.