quarta-feira, dezembro 17, 2008

Nem direita nem esquerda – Só o nacionalismo é solução


É surpreendente ver que certas pessoas que se dizem combatentes anti sistema se agarrem à velha clivagem esquerda / direita.
Podemos compreender, que os media tenham necessidade de usar esta classificação simplista, para enquadrar todos os movimentos mais ou menos atípicos ou contestatários. Afinal fazem o seu papel de reduzir às normas estabelecidas os não alinhados que escapem à sua lógica ideológica. Mas porque é que os dissidentes deste sistema adoptam o vocabulário do seu adversário para se definirem? Por ser politicamente correcto? Que é importante inscreverem-se numa tradição ou num campo, para se situarem no imaginário colectivo? Estes argumentos não são válidos perante a realidade do Se.XXI. pois nós não fazemos parte do jogo politico do sistema, pelas nossas ideias, pela não praxis, nós somos mesmo a negação desse sistema.
Este tipo de classificação nascida durante a Revolução Francesa, não serve nem é indispensável á nossa reflexão politica. Já não existem valores e ideias que pertençam de maneira definida à família da direita ou da esquerda. O capitalismo com a democracia liberal reconciliou estas duas tendências e reforçou a sua colaboração com o sistema. Assim a oligarquia económica e mediática, tendo as mãos livres pode reforçar o seu domínio.
Hoje em dia é possível ver um gordo burguês de foice e martelo ao peito ou um operário a militar num partido democrata cristão.
A nossa orientação socialista deixa crer a alguns que nos pretendemos encostar á esquerda. Mas vão ficar desiludidos porque para nós, o termo esquerda não tem qualquer sentido (mesmo se lhe juntar-mos o adjectivo de extrema)
Nós temos as nossas referências no seio do povo e dos trabalhadores, numa linha socialista de inovação e diversidade. Esta tradição não é de esquerda que vive agarrada a símbolos de folclore mediático e não soube evoluir ao longo dos últimos tempos. A esquerda é hoje formada por uma certa burguesia dita progressista, que visava fazer uma aliança estratégica com os trabalhadores contra as forças mais reaccionárias, somente para salvar a sua pele. No entanto conservam o povo em banho-maria impedindo os trabalhadores de lutarem de facto contra o capitalismo, mesmo que para tal tenham de recorrer ao comunismo, fase derradeira ou solução final para manter a exploração do homem pelo homem.
O nosso apelo ao patriotismo ou a defesa de certos valores faz também alguns pensarem que somos um novo sopor de direita sobretudo quando fazendo acções de rua nos colam á direita populista. Vamos novamente desiludir alguns, porque para este peditório já demos. Para nós os movimentos populistas pela sua composição ideológica acabam sempre por se juntar ou ser engolidos pelo sistema. Sem orientação politica clara eles caem rapidamente na mesma vala dos outros. no seu seio militam pessoas que são muito ambíguas em relação ao capital. São sobretudo nostálgicos de um certo período da história que já passou e confundem o sonho com a realidade. Na esmagadora dos casos os dirigentes da direita sonham em integrar o sistema e não em combate-lo.
A nossa tradição é francamente revolucionária porque visa derrubar todo o edifício da lógica capitalista. Somos patriotas enquanto defensores de um colectivo histórico, somos humanistas enquanto defensores da vida, ecologistas enquanto defensores da terra e socialistas enquanto defensores da propriedade privada da livre iniciativa, da submissão do capital ao trabalho, da justiça social e do combate ao igualitarismo que a natureza se encarrega de desmentir.

1 comentário:

Anónimo disse...

Então o nacionalismo é do centro?