sábado, março 29, 2008

Bloco de esterco


Estou a ver e ouvir na televisão um elemento do BE a desculpalizar a actuação da jovem estrela do filme sobre a escola de hoje.
Mais uma vez a esquerda kaviar associa-se e defende a escumalha.
Por um lado dizem defender os trabalhadores, pelo outro não deixam de lutar pela cultura corrupta e decadente de uma certa burguesia, que nunca se misturará com os trabalhadores.
A generalidade das causas do BE são defendidas por muitos burgueses com um militantismo e um radicalismo que deve embaraçar qualquer bloquista.
Entre a esquerda gestora de mercado e a esquerda nostálgica que ainda dorme com um quadro de Estaline na parede do quarto e nova variante, a esquerda caviar, uma mistura de chantilly pós-moderno que venha o Diabo e escolha.
A esquerda burguesa actual tem o mesmo programa de sempre, mal menor, democratismo, populismo, parlamentarismo, sindicalismo, pacifismo, ajuda ao denominado "terceiro mundo"... Mas nesta sociedade onde a desvalorização do capital leva um ritmo desenfreado, onde as mercadorias devem trazer a etiqueta de novas para serem vendidas, onde a produção ideológica é parte da produção de mercadorias, as velhas ideias da classe dominante devem ser permanentemente recicladas para poder fazer seu papel de contenção social. A essa tendência obedecem, antes de tudo, as tentativas de renovação da esquerda, assim como a moda de usar "neo": "neo" esquerda, "neo" marxismo, anti "neo"liberalismo.
Velhos sindicatos e partidos políticos do sistema, falsos ecologistas e feministas queimadas, paradas gay, movimentos pela paz e pela liberalização da droga, libertários de todos os tipos, filantropos, jornalistas, terceiromundistas e antiimperialistas, organizações não governamentais e estruturas humanistas, artistas subsidio dependentes e “protectores” de animais procuram na convocação desses protestos uma nova virgindade política. Os velhos e desacreditados personagens voltam a aparecer em público, convocando verdadeiras missas cidadãs em oposição às reuniões de cimeira que os representantes oficiais realizam. Verdadeiros cortejos carnavalescos pacíficos e submissos, enquadrados policial e sindicalmente (por exemplo, a manifestação durante a Cimeira europeia), coloridos e folclóricos, passando pelos velhos personagens da esquerda champanhe, tentam assim constituir uma "opção global" que na realidade não tem nada de original com relação ao velho socialismo burguês de Marx a Mao O denominador comum de tudo isso é, obviamente, fazer o capitalismo supostamente "mais humano", mais democrático; aprofundar a dominação democrática e a cidadania da espécie humana. As palavras de ordem contra a globalização, o FMI, o Banco Mundial e o neoliberalismo deixam abertamente em evidência que do que se trata não é destruir o capitalismo, mas perpetuá-lo.

Sem comentários: