sábado, março 22, 2008

O triunfo dos porcos


O nadador sérvio Milorad Cavic gerou polémica, no Campeonato Europeu de Natação, em Eindhoven, na Holanda.Quando subiu ao pódio pela vitória na prova dos 50 metros mariposa na quando bateu o recorde da Europa, vestindo uma camisola com os dizeres "Kosovo é Sérvia".
O Comité Disciplinar da Liga Europeia de Natação abriu investigação por considerar que a atitude do nadador sérvio feriu o artigo 15 do código de conduta, que prevê punições para atitudes provocativas dos atletas.
Agora o “democrático” organismo suspendeu o atleta, uma vez que esta considerou que o atleta exerceu “uma acção política evidente em violação do regulamento”.
Cavic perde o direito de participar nos Campeonatos da Europa, que decorrem até segunda-feira, e a Federação Sérvia foi multada em 7000 euros e terá ainda de pagar as custas da audição da comissão de disciplina.
O que importa questionar é qual seria a atitude do comité se um atleta usasse uma camisola a defender a imigração, a falar no orgulho gay, na poder negro ou de alguma “independência” que os “bons” apoiem. O inquérito teria sido feito, é preciso deitar areia nos olhos do povo. Mas as conclusões teriam sido muito diferentes.
Para o nadador sérvio foi com certeza muito mais importante afirmar clara e inequivocamente o que sente pelo seu país, do que poder continuar a participar nos campeonatos da Europa. A mensagem que deu é bem explícita.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este atleta já não precisa de participar em mais nenhuma prova. Está provado, é um CAMPEÃO.