segunda-feira, março 17, 2008

Tibete: Vigílias solidariedade em Lisboa e Porto na 4ª-feira


«Ontem por Timor, hoje pelo Tibete» é o tema de duas vigílias de solidariedade para com o povo tibetano marcadas para quarta-feira em Lisboa e no Porto.

As duas iniciativas, que deverão ter início às 18:30, estão a ser promovidas pela União Budista Portuguesa e pelo Grupo de Apoio ao Tibete - com o apoio da Amnistia Internacional - que apelam aos portugueses que «tragam uma vela e um amigo».

Em Lisboa, a vigília decorrerá em frente à embaixada da República Popular da China, na Rua de S. Caetano, e no Porto na Praça dos Leões.

Com o lema «Ontem por Timor, hoje pelo Tibete», a iniciativa está marcada para as 18:30 de quarta-feira, em simultâneo nas duas cidades.

Segundo os organizadores, a convocação surge «na sequência dos graves acontecimentos que ocorrem em Lhasa e noutros pontos do Tibete».

Segundo as autoridades chinesas, nestes confrontos morreram 13 pessoas, mas o governo tibetano no exílio indicou que terá morrido cerca de uma centena.

No domingo, o líder espiritual do Tibete apelou à ajuda da comunidade internacional, a quem atribui uma responsabilidade de carácter moral pela causa tibetana.

CONTINUA ...

Sem comentários: