domingo, março 23, 2008

Tuna quer seduzir Coimbra aos 120 anos



«O nome da TAUC dá-nos a ideia, um pouco errada, do que ela é, porque faz coisas diferentes das outras tunas da cidade. Somos assumidamente uma orquestra. Não uma orquestra clássica, com instrumentos exclusivamente clássicos, mas também com uma vertente popular. Tivemos sempre vários grupos musicais de todo o tipo de música desde o tango à big band e também de fado» Estas são palavras de António Nascimento, presidente da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, que, em época de comemorações do 120.º aniversário (o sarau é no próximo sábado) perspectiva trazer «a tuna de Coimbra, de volta a Coimbra»
Como vão ser as comemorações dos 120 anos da TAUC?
Primeiramente vai realizar-se, no TAGV, no próximo dia 29, um concerto global, em que vão estar patentes todos os grupos musicais da tuna, em colaboração com a Associação dos Antigos Tunos, que também tem uma orquestra de tangos, uma orquestra similar à nossa e um grupo de fados. Neste aniversário quisemos, no entanto, fazer também espectáculos dedicados a cada grupo musical que constitui esta tuna.
Vai, por isso, realizar-se um concerto, também no TAGV, que engloba exclusivamente a orquestra da tuna, onde tocamos uma peça inédita, composta pelo maestro António Vitorino de Almeida. Outro dos eventos consiste na realização de um concerto de fados, ao ar livre, agendado para 16 de Abril, com o objectivo de juntar as várias gerações de fados que constituíram a tuna nas várias décadas, até aos dias de hoje. Por fim, está previsto um concerto de “big bands”, para 31 de Maio, no Parque Verde, que, para além da “big band” de “rags” da tuna, contará com a presença de uma banda de Águeda e outra de Gouveia, evento que vai estar englobado na agenda cultural da Queima das Fitas para 2008.


LER MAIS

Sem comentários: