segunda-feira, março 10, 2008

Manifestação contra as politicas de educação


Eu prefiro chamar-lhe assim embora as forças ao serviço do sistema tentem de uma maneira ou de outra dar-lhe outro sentido.
Mais do que uma manifestação de professores, estivemos perante um grito de protesto contra toda a politica de educação.
O actual estado da educação tem dois culpados os diversos governos e os sindicatos. Eles são os responsáveis pelo estado a que chegou a educação. Quiseram fazer do ensino um imenso recreio para onde os estudantes caminhassem com satisfação. O tiro saiu-lhes pela culatra, criaram uma escola onde a educação não existe e por consequência é muito difícil ensinar. Sumariando os jovens saem das escolas sem nenhuns conhecimentos e muito mal preparados para a vida em sociedade.
O problema agravou-se com este governo que longe de pretender mudar alguma coisa, antes pelo contrário, mas com intenção de subir nos rankings europeus da educação, pretende que todos passem à força, copiando as passagens administrativas de má memória. Como os números não atingiam os objectivos esperados vai de culpar os professores, e arranjar uma “reforma” que os obrigasse a colaborar, isto é a passar toda a gente sem olhar a meios. Os sindicatos embora tivessem protestado não compreenderam o sentido da luta, pelo que os professores tiveram que “avançar” e levar a reboque os tímidos sindicalistas.
Esta manifestação abriu uma nova era na luta contra o sistema, uma nova maneira de protestar e lutar que foge ao tradicional. Não se limitou a um mero protesto de carácter sindical, ultrapassou as barreiras do politicamente correcto e foi um grito bem alto contra o sistema.
Bem cedo se ouviram as vozes irritadas de alguns membros do P”S”, alguns comentários feitos a quente revelam quanto a manifestação os tocou. Foram insultuosos para os professores e para os portugueses em geral. Se atentarmos na crónica de um menino lindo do sistema podemos fazer uma ideia de quanto lhes custou engolir a afronta .Este comentarista, é, e sempre foi um lacaio do sistema, quando baniu por completo a cultura portuguesa da SIC ou quando saiu da RTP com uma choruda compensação.
A Sra. Ministra da “educação” também se juntou ao coro dos protestos, fê-lo de forma pomposa apresentando-se nas estações de televisão com o seu novo BMW série 5 acabado de estrear, se aquilo que disse não basta-se, que insulto maior para os estudantes, professores pais e funcionários. As escolas não tem dinheiro nem para comprar papel higiénico, mas para carrinhos topo de gama haverá sempre fartura.
Que esta manifestação seja o principio do fim. Do fim da ministra, do fim do governo, do fim do sistema.

Sem comentários: