terça-feira, março 25, 2008

Papa recusa receber Condoleezza Rice


O Papa Bento XVI recusou um pedido recente dos USA, feito pela Secretária de Estado Condoleezza Rice, para discutir o Médio Oriente e o Iraque, dizem fontes do Vaticano.
O Papa recusou um pedido de audiência durante as férias Agosto.
Fontes autorizadas do Vaticano, disseram à BBC, que o Papa normalmente, não recebe políticos durante as férias anuais no Castelgandolfo, residência perto de Roma.
Mas o que levou o Papa a desrespeitar os novos Senhores do mundo?
Há pelo menos duas razões para que Bento XVI tenha decidido peremptoriamente recusar a reunião privada com a Sra. Rice.
Primeiro, foi Sra. Rice, que pouco antes da eclosão da guerra do Iraque em Março de 2003, deixou claro a um enviado especial papal, cardeal Pio Laghi, que a administração Bush não estava interessado na opinião do falecido Papa sobre o Imoralidade do planeado lançamento da sua ofensiva militar.
Em segundo lugar, os USA têm respondido de uma forma considerada inaceitável para o Vaticano no respeita à protecção dos direitos dos cristãos iraquianos sob a nova Constituição iraquiana.
A administração Bush disse ao Vaticano como as forças da coligação não conseguiram garantir a segurança em todo o território do Iraque e seriam incapazes de proteger os não muçulmanos.
Em vez de falar com o Papa, a Sra. Rice teve de se contentar com uma conversa telefónica com o número dois do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone,.

1 comentário:

osátiro disse...

De qualquer modo, a Administração Bush partilha de valores católicos que muitos países "católicos" puseram de lado:
anti-aborto; políticas pró-vida; anti casamento de homossexuais; leitura da Bíblia nas escolas;
acabar com a verdade absoluta do evolucionismo...
Lamentável é a situação dos Cristãos no Iraque!