sexta-feira, março 28, 2008

Os EUA enviam disparadores de mísseis nucleares para ao Taiwan


Fazendo crer que se tratou de um erro os EU tentam agora branquear a operação que já se transformou num incidente diplomático com a China.
A administração norte-americana diz que se trata de um erro e que o vai investigar.
A tudo isto devemos acrescentar que o governo de Taiwan aumentou há pouco tempo os apoios à investigação de energia nuclear.
O sistema informático que gere o envio de material de guerra para o estrangeiro é sofisticadíssimo. Por exemplo se um pais pedir uma peça por mais simples que seja, o sistema vai verificar se a arma ou veiculo a que se destina faz parte do material do país requisitante. O sistema é tão perfeito, que possui mecanismos que detectam se as quantidades pedidas correspondem por exemplo ao número de veículos. Assim se um país possuir vinte Carros de Combate e requisitar vinte e um motores, vai aparecer uma mensagem que obriga a questionar o requisitante sobre o pedido anómalo. Este sistema já estava implementado pelo menos em 1980 e funcionava na perfeição, sabendo quando evoluiu a informática nos últimos anos, o “erro” é muito questionável.
No passado mês de Agosto, um avião de bombardeio B-52 voou da Base de Força Aérea Americana instalada em Minot na Dacota Norte até à Base de Força Aérea Barksdale no Luisiana com seis mísseis de cruzeiro nucleares armados montados nas suas asas. A base de Barksdale tem servido de lançamento de ataques contra o Afeganistão e o Iraque.
Devido a este incidente quatro oficias norte americanos foram acusado de negligencia, neste novo erro “inocente” os bodes expiatórios vão ser mais difíceis de arranjar, uma vez que para além de toda a tecnologia vai ser difícil explicar como é possível o erro não ter sido notado quanto houveram pelo menos dez inventários a armas nos últimos tempos.

Sem comentários: