segunda-feira, julho 28, 2008

Memórias e património de Assafarge retratadas em livro


Aos 10 anos de actividade, o Grupo Etnográfico Cantares e Danças de Assafarge lançou obra sobre memórias e património da freguesia

A sessão que marcou o lançamento da obra “Freguesia de Assafarge – Memórias e Património” foi compatível com o ambiente de uma tarde de domingo. Dizem os saberes populares, que a natureza é solução para os mais variados problemas, lê-se na obra coordenada por Luís Carlos Ferreira, director do Grupo Etnográfico Cantares e Danças de Assafarge. Depois de uma recolha, foram muitas as histórias contadas pelos antigos sobre as potencialidades curativas de mezinhas, chás e infusões. Muitas outras sugestões são deixadas a quem folhear o livro, que marca o 10.º aniversário do grupo.
Para as otites dos bebés é indicado o leite materno, para o cancro da próstata aconselha-se a ingestão em jejum de duas a três pevides de abóbora e quem sofre de bronquite pode sempre experimentar um pano de flanela embebido em petróleo e colocá-lo no peito. A obra vai bem mais além destas curiosidades de índole popular. Dá a conhecer os vários lugares da freguesia, recorda a estação romana de S. Silvestre e a romaria de Santo Amaro. Não passam despercebidos os cruzeiros, alminhas, fontes e chafarizes, igrejas e capelas e muitos dos costumes, tradições e vivências de uma população com quase 800 anos.
As viagens a pé para Coimbra, as visitas pascais, as fogueiras, o modo como eram celebrados os baptizados, mas também o vocabulário da terra.

Sem comentários: