segunda-feira, julho 28, 2008

Movimento Cívico de Antigos Combatentes


Caros amigos
Ex-combatentes
Militares no activo e na reserva
Cidadãos, Lisboa, 10 de Junho de 2008


Portugal vive uma vergonha colectiva desde há 34 anos, ao ter abandonado muitos dos seus mortos da guerra do Ultramar, deixando-os espalhados por locais indignos da Guiné, Angola e Moçambique.

Neste 10 de Junho, Dia de Portugal, eles são os heróis que importa recordar, por que eles foram deixados para trás, esquecidos por todos os governos depois da Revolução de Abril.

Estas comemorações continuarão ensombradas enquanto não for feita justiça à sua memória, libertando-os do esquecimento, resgatando os seus restos mortais e trazendo-os para Portugal.

Hoje, 10 de Junho de 2008, iniciamos esta luta que tem como objectivo único, recuperar os restos mortais desses milhares de soldados portugueses e entregá-los às suas famílias. Queremos que num próximo 10 de Junho, um navio aporte a Lisboa, local de onde um dia partiram para não regressar, e traga aqueles que se bateram pela bandeira de Portugal e deram a vida por ela.

Este é o nosso propósito. Mas para o levar a cabo, precisamos da vossa ajuda, da ajuda de todos os antigos combatentes, dos militares no activo e na reserva, e dos cidadãos que se queiram solidarizar com este Movimento. Queremos congregar os esforços de todos, incluindo as Associações instituídas, para cumprir a missão a que nos propusemos.

Se concordas com o projecto deste Movimento Cívico de Cidadãos, subscreve a lista de recolha de assinaturas que anexamos, a qual será entregue na Assembleia da República e Presidência da República, para que Portugal salde esta dívida para com os seus filhos mortos na guerra do Ultramar, abandonados e dispersos por centenas de locais em África.

Só com a vossa participação e envolvimento, poderemos levar este objectivo até ao fim. As resistências e dificuldades para que este propósito se cumpra, são imensas. Os mortos não votam; por isso, nunca os responsáveis políticos deste país cuidaram do seu regresso.

Combatentes de Portugal,
ajudem-nos a realizar esta nobre tarefa
de resgatar do abandono africano,
aqueles que foram nossos irmãos de armas.
É tempo de eles regressarem a casa.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
Anexamos: Lista de recolha de assinaturas. Logo que completa, envia-a p.f.

Em suporte digital: m.civicoantigoscombatentes.2006@gmail.com

Em suporte físico: (Morada provisória):
Movimento de Antigos Combatentes - Rua Eleutério Teixeira, Nº10-A
2825-152 Monte de Caparica – Almada - Portugal
Esclarecimentos: Telef. 265 530 090 / Fax 265 236 756

1 comentário:

Anónimo disse...

Honra aos que tombaram em combate. Dignidade para os sobreviventes,que hoje vagueiam na selva urbana!!!