terça-feira, julho 15, 2008

Enriquecimento curricular


Os docentes das Actividades de Enriquecimento Curricular da Região de Lisboa queixam-se do trabalho precário, da falta de material pedagógico e do cansaço dos alunos após um dia de aulas, revela um estudo do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL).
Nada neste estudo é novidade para os pais e para as Associações de pais. Se juntarmos a isto a manifesta falta de funcionários, falta de condições para ministrar algumas das disciplinas do enriquecimento curricular, o mau funcionamento das cantinas temos o cenário completo.
Mas o governo indiferente a tudo isto, insiste em continuar sem nada alterar.
A juntar a todo este cenário negro, acrescentemos que os subsídios foram reduzidos aos ATL o que fez com as mensalidades aumentassem e tornassem difícil vida aos pais que optam por não colocar os filhos nas aulas de enriquecimento. Mais uma jogada de bastidores a obrigar toda a gente a participar.
Embora vendo muita utilidade neste tipo de actividades defendo que muita coisa tem de ser revista, sobretudo a carga horária que é superior ao dos estudantes mais velhos, as condições e locais onde são dadas algumas das actividades também precisam de profundas alterações, não esquecendo os professores que representam mais uma hipocrisia do sistema, que por um lado diz lutar contra o trabalho precário e por outro o pratica dentro da própria casa.
Temos de mudar de rumo.

Sem comentários: