sábado, janeiro 03, 2009

AMANHÃ EM COIMBRA - Cortejo dos Reis mobiliza seis centenas de participantes


24 grupos folclóricos juntam-se num desfile que vai de Santa Clara a Santo António dos Olivais
A Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego (AFERM) repõe amanhã uma tradição antiga em Coimbra, o Cortejo da Espera dos Reis. Com início marcado para as 19h00 junto ao Portugal dos Pequenitos, o desfile conta este ano com a participação de cerca de 600 pessoas, que percorrerão diversas ruas da cidade, com várias paragens, até à Igreja de Santo António dos Olivais.
O cortejo parte, como de costume, do Rossio de Santa Clara, junto à entrada do Portugal dos Pequenitos, segue pela Baixa e depois pela Sá da Bandeira e por Celas, até Santo António dos Olivais. De acordo com uma nota da AFERM, são 24 os grupos folclóricos da região que participam nesta manifestação cultural. A estes juntam-se ainda grupos de gaiteiros, o Grupo de Teatro Sobral de Ceira, o grupo dos Reis Magos e da sua "comitiva", estando estes figurantes vestidos à época.
A Igreja de Santa Cruz (cerca das 20h00), a Praça da República (pelas 21h00) e a Cruz de Celas (21h30) são as paragens previstas do cortejo, juntando-se, em cada uma delas, novos grupos etnográficos e folclóricos. À chegada a Santo António dos Olivais, a comitiva estará completa. De acordo com a AFERM, o Cortejo da Espera dos Reis conta este ano com a participação de cerca de 600 pessoas.
À porta da Igreja de Santo António dos Olivais tem lugar «uma cerimónia, junto de um "presépio ao vivo", onde serão interpretados cânticos natalícios e entregues "ofertas" ao Menino, pelos Reis Magos e pelos participantes do cortejo. Os Reis Magos entregarão ouro, mirra e incenso e os membros dos grupos folclóricos - que representam o povo - produtos agrícolas e doçaria regional».
A Câmara Municipal de Coimbra, o Inatel, as Juntas de Freguesia de Santo António dos Olivais, Santa Clara, Sé Nova e Santa Cruz, PSP, GNR apoiam a iniciativa.
O Cortejo da Espera dos Reis é uma manifestação popular natalícia muito antiga, os desfiles foram muito afamados na região de Coimbra e contavam com uma participação massiva das populações da cidade e dos arredores, nomeadamente no século XIX e princípios do século XX. A tradição foi, no entanto, diluída até o evento deixar mesmo de ser realizar, em meados do século passado. A Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego repôs pela primeira vez esta manifestação da cultura coimbrã no ano 2000 e tem-na repetido sempre que as condições meteorológicas o permitem.

FONTE

Sem comentários: