terça-feira, janeiro 20, 2009

Índios Lakota criam o Banco Lakota Livre


Em 17 de Dezembro de 2007, os índios Lakota declararam a sua independência dos Estados Unidos da América. Agora, livres e independentes, deram mais um passo espantoso. Nomeadamente, criaram o primeiro banco do mundo que não aceita dinheiro fiat(1) e não se baseia no sistema de reservas mínimas obrigatórias, aceitando apenas dinheiro com cobertura de ouro ou de prata para depósito.
"Hoje é um grande dia para nós, um dia em que exercemos com vigor e orgulho o nosso direito de homens soberanos", disse Canupa Gluha Mani, membro do Conselho dos Tetuwan, da tribo dos guerreiros Cante Tenze (Strong Heart). Os 2500 membros da tribo dos guerreiros foram incumbidos da segurança do Free Lakota Bank.
"Convidamos as pessoas de todas as raças, religiões e origens de se juntarem a nós para recuperarmos o controlo da prosperidade. Esperamos que a Nação dos Índios e os cidadãos americanos reconheçam a importância de uma moeda com cobertura de ouro ou de prata, e que se decidam por um sistema de comércio honesto." Mani, também conhecido como Duane Martin Senior, é membro da delegação que declarou a independência dos Lakota, em 17 de Dezembro de 2007.
Russel Means, chefe dos Lakota, mostrou-se muito crítico do sistema monetário americano e chamou ao Federal Reserve Bank uma organização criminal. Os índios Lakota tiraram as consequências e criaram um sistema bancário alternativo que tem uma cobertura de ouro e de prata,
No website do Banco está escrito: "Ouro e prata são um repositório de valor, um equivalente da prosperidade produzida. O dinheiro de papel é uma hipoteca da prosperidade, que não existe, com cobertura de armas de fogo apontadas aos que têm de conseguir prosperidade pelo seu trabalho. Como apenas queremos lidar com dinheiro verdadeiro, não participamos nos sistemas fraudulentos dos bancos centrais."
"Só há dinheiro quando se produz alguma coisa. O papel não é dinheiro verdadeiro, apenas é uma promessa de pagamento. Esperamos que, um dia, o resto do mundo acorde deste sonho americano, do sonho que uma pessoa consegue viver quando consome mais do que produz. Nós chamamos-lhe o sonho americano porque é preciso dormir para nele acreditar. O sonho tem uma listra de prata porque as pessoas descobrem que, na realidade, o sonho é um pesadelo. A única solução é regressar aos valores antigos, valores que resultam da produção e do comércio honesto."
Para os clientes fazerem as suas transacções, o Free Lakota Bank não pede nenhuma fotografia, nem o número do regime de seguro da pensão. Efectua-se de uma forma anónima. A firma StrikeForce, peritos de controlo de acesso, desenvolveu uma nova tecnologia que permite o acesso à conta sem exigir dados biométricos, mas protege contra qualquer fraude.
O banco diz: "Não nos compete vigiar as transacções monetárias dos nossos clientes. Não queremos saber quem deposita, de onde vem o dinheiro, nem em que quantias é depositado ou levantado no nosso banco."
"Se obtiver as suas receitas explorando as fraquezas dos outros, devia ter vergonha. A sua vida neste planeta será curta e o Grande Espírito dar-lhe-á a recompensa devida. Se decidir abrir uma conta no Free Lakota Bank, vamos investir o seu dinheiro onde haja um forte sentido moral e de valores."
A tribo dos Lacota convida todos os interessados a abrir contas e a investir no Free Lakota Bank General Investment Fund, um fundo que serve para criar indústrias e empresas industriais proveitosas, em território Lakota. Mani diz ainda que a Nação Lacota recusa donativos, e que insiste em ser ela a "trabalhar para a nossa própria prosperidade, na medida em que criamos valores que inspiram confiança no nosso sistema."
O Free Lakota Bank criou uma moeda que corresponde ao American Open Currency Standard e, consequentemente, é aceite em mais de 10.000 lojas e comércios em todo o continente.
Comentário: Em muitos sítios, na América, estão a surgir sistemas monetários alternativos. Como, por exemplo, o River Currency, o Gorge Local Currency Cooperative. É uma medida típica em tempo de crise para manter a economia local viva.
Também o sistema monetário alternativo de sucesso da Suiça, o WIR, existe há já 75 anos, tendo sido criado após a última crise económica mundial.

(1) Dinheiro fiat – criado por governos, sem relação com o padrão-ouro, funcionou bem durante um quarto de século, proporcionando a estabilidade monetária da qual sempre dependeram sistemas financeiros complexos.

FONTE

Sem comentários: