terça-feira, janeiro 06, 2009

ONDA DE CRIMES


Sucessão de furtos entre sexta-feira e domingo em Coimbra

O Restaurante "Fiel Amigo", em Ponte de Vilela, Coimbra, foi assaltado na noite de sexta-feira para sábado, o que aconteceu pela segunda vez em 15 dias.
Foi furtado um computador com os ficheiros dos clientes e facturação do estabelecimento, uma televisão e garrafas de bebidas.
O assalto foi efectuado por meio de arrombamento da porta principal e, para além do que foi subtraído, cerca de 500 euros da caixa, vandalizaram as instalações
O assalto terá ocorrido por volta das 2h00, altura em que foi accionado o alarme. Há cerca de duas semanas, o restaurante foi alvo de uma tentativa de assalto, e, "contabilizando" o ano de 2008, o estabelecimento, situado na Estrada de Souselas, foi assaltado cinco vezes.
Na mesma noite foi igualmente assaltada a igreja paroquial de S. Martinho de Árvore. Manuel Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Árvore, considerou que os prejuízos são elevados, mas, salvaguardou, não foram furtadas peças de arte sacra.
Os assaltantes "rebentaram" com a porta de entrada da igreja e vandalizaram o interior. Danificaram o sacrário e abriram gavetas na sacristia. Levaram igualmente dinheiro do presépio.O autarca frisou que «não levaram nada de valioso» interrogando-se mesmo se os larápios teriam conhecimento do valor da arte sacra da igreja ou se a sua intenção seria apenas o vandalismo.
O padre Martinho, responsável pelo templo, contou-nos que arrombaram o sacrário com «bastante agressividade» e reviraram a sacristia. «Só levaram as moedas que estavam no presépio», confirmou.
Segundo apurámos, os assaltantes usaram luvas para evitar vestígios que levassem à sua identificação.
Ainda na noite de sexta-feira para sábado foi assaltada a Extensão de Saúde de Ardazubre, na freguesia de Lamarosa. Apesar de nada levarem de valores, vandalizaram e sujaram as instalações.
Lino Trovão, presidente da Junta de Freguesia de Lamarosa, explicou-nos que entraram nas instalações da Extensão de Saúde por meio de arrombamento de uma janela do gabinete médico, partindo um vidro. Depois, prosseguiu, abriram gavetas da secretária do médico, espalharam papéis no chão e abriram todos os armários. Levaram um cofre "pesado" da secretaria que estaria vazio e saíram pela porta principal.
O alerta foi lançado sábado de manhã por uma moradora que passou no local. Tal como nos outros assaltos, não foi possível às autoridades recolher impressões digitais.
Entretanto, a Associação de Futebol de Coimbra foi também assaltada na noite de sexta-feira para sábado, como noticiámos domingo, a par do assalto à estação dos Correios no Rossio, em Santa Clara (por encapuzados na tarde de sexta-feira).

FONTE

Sem comentários: