domingo, janeiro 25, 2009

COIMBRA-Canil sobrelotado apela à adopção


Neste momento, no canil municipal, encontram-se 19 animais, mas dois deles já estão reservados

A sobrelotação do canil municipal de Coimbra tem feito com que os apelos à adopção sejam uma constante. Ontem, o Diário de Coimbra associou-se à Agir pelos Animais, lançando o alerta para a urgência da adopção de dois «inseparáveis» cães. A notícia de ontem da página 6, intitulada “Mãe e filho procuram novo dono”, teve um final feliz, pois a PRAVI (Projecto de Apoio a Vítimas Indefesas) - Núcleo de Coimbra reservou os dois animais, que deixarão o canil já amanhã.
A PRAVI, que desenvolve o seu trabalho na área da protecção de animais vítimas de abandono e maus-tratos, a par do desenvolvimento de um programa de terapia assistida com animais a crianças e idosos, mostrou-se sensível ao apelo à adopção lançado pela Agir pelos Animais, que continua a lembrar que «os amigos de quatro patas aguardam ansiosos por uma casa e por uma família», reforçando que «o canil/gatil tem à sua espera fiéis amigos e companheiros para adopção».
À data de sexta-feira, encontravam-se 19 animais para adopção no canil municipal, número que, face à reserva da PRAVI, ficou reduzido a 17. Além da Laica, que espera ser adoptada a exemplo do que aconteceu com os filhotes, a «muito dócil e meiga» Lizzy, a «brincalhona» Lolita, a «bonita» Izzy, a «esperta» Mel, o «muito brincalhão» Tomaz, a «atenta» Daisy, a Goya, que tem «cara da rapaz», a Winnie, que parece «um ursito», a «sozinha e triste» Luna, que teve bebés entretanto adoptados, e o «bem comportado» Mozart também esperam que alguém os leve para casa.
A Betty, que «adora festas, costuma abraçar-se a quem a visita e sempre que pode dá-lhes umas lambidelas», tem ao lado a «pequenina e meiguinha» Bicas. Por perto, também lá estão a «envergonhada» Becas, a «calma» Bábi, o Ralph dos «olhos muito bonitos» e a «muito meiga» Zara, que tem «uns olhos que parecem pintados». A urgência do pedido de divulgação justifica-se com a sobrelotação do canil, situação que pode levar ao abate, como sucede, normalmente, quando a falta de espaço se impõe, razão pela qual a adopção se assume como a única forma de evitar este triste fim.
Os interessados em adoptar os referidos animais podem contactar, a qualquer hora, o telemóvel (rede TMN) 927 441 888. Entre as 9h00 e as 17h30, dias úteis, está disponível o 239 493 200 (canil/gatil). O e-mail info@coimbraadop-cao.com e o site também disponibilizam informações. O canil/gatil funciona no Campo do Bolão, na Mata do Choupal, sendo que as segundas (das 14h30 às 16h30) e quintas-feiras (das 10h00 às 12h00) são os dias destinados à adopção.
Executivo aprovou
ampliação das instalações
No dia 15 de Dezembro do ano passado, o executivo municipal aprovou, por unanimidade, a realização de obras de ampliação no Centro Municipal de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Coimbra. Para a 1.a fase, está prevista a intervenção no edifício, contemplando uma área de ampliação, na qual vai funcionar a sala de abate e depósito de cadáveres com ligação directa ao exterior para cargas e descargas.
Está planeada, mediante a reconversão das antigas áreas, uma sala de enfermaria (animais doentes) e uma sala de higienização (banho e tosquia de animais). O projecto de ampliação prevê no exterior, junto à carga e descarga, uma zona de telheiro para lavagem e desinfecção das gaiolas de transportar animais e dos carros. Para o concurso, aberto por ajuste directo, foram convidadas três empresas. O preço base da empreitada é de 60 mil euros, com o prazo de execução estabelecido em 90 dias.

Sem comentários: