domingo, outubro 11, 2009

Neocolonialismo


A empresa CIMERCA, encarregue de prospecções sísmicas no Cacongo, é acusada de tratar os seus funcionários de forma abusiva, explorando os trabalhadores.
Já lá vão alguns meses que uma empresa chinesa, sob o comando da Sonangol, faz a prospecção sísmica em todo o município de Cacongo. Procura-se petróleo. Dizem haver muito.
O neocolonialismo cresce por terras angolanos. Os países que mais criticaram a nossa presença em Africa faziam-no meramente por interesses próprios, uma vez que após a nossa saída instalaram-se nos antigos territórios portugueses, com o intuito de roubar as riquezas dos novos países e explorar os seus habitantes, tudo isto enriquecendo os corruptos que matem artificialmente no poder.
O imperialismo explora os africanos nos seus países, explorara os africanos enquanto imigrantes. O imperialismo pode ter duas faces a dos cifrões ou a da foice e martelo.

2 comentários:

Manuel Afonso disse...

Sim!? e então!? que têm os portugueses que haver com isso??? Não abandonaram, entreguaram à morte milhares de compatriotas, e desertaram? Traíndo e abandonando tudo e todos? virem-se para o farrapo ou restalho deste país que ficou e preocupem-se com o que vos diz respeito.

Vítor Ramalho disse...

Manuel Afonso

Pretendemos denunciar a “descolonização exemplar”com este poste.
Tem razão no que diz, mas os portugueses precisam de saber o que estão a fazer em Africa, que é exactamente aquilo que criticavam a Portugal.